A Biblioteca Pública de Curitiba exibe, a partir de hoje, os filmes mais retirados nas locadoras
Arquivo Folha‘‘O Show de Truman’’, com Jim Carrey, é um dos títulos selecionadosDe CuritibaNove filmes, selecionados entre os mais solicitados nas principais locadoras de Curitiba, serão exibidos, a partir de hoje, na Biblioteca Pública do Paraná, ampliando as opções de lazer para quem passa as férias na cidade. As sessões são no Auditório Paul Garfunkel, às 15h e às 18 horas, com entrada franca. Os filmes são os seguintes:
•‘‘Lado a Lado’’, de Chris Columbus, com Julia Roberts, Susan Sarandon e Ed Harris. Julia Roberts é Isabel, uma talentosa fotógrafa que está apaixonada e pretende se casar com um homem que ainda mantém profundos laços com a ex-mulher e os filhos. O ciúme estre as duas mulheres e a filha adolescente do casal incendeiam um pequeno conflito. Hoje, às 18 horas.
•‘‘Além da Linha Vermelha’’, de Terrence Mallick, com Jim Caviezel, Sean Peen, Woody Harrelson e John Cusak. O filme conta a história dos membros de uma divisão de artilharia, destacados para substituir as unidades de fuzileiros durante a batalha de Guadalcanal (uma das mais violentas da Segunda Guerra). No filme, o diretor explora os laços humanos criados pelos personagens da trama, com destaque para o soldado Witt. Dia 2, às 18 horas.
•‘‘O Show de Truman’’, de Peter Weir, com Jim Carrey. Truman Burbank é um homem comum, cercado de família e amigos comuns. Porém, o que ele não sabe é que a existência que beira o insosso é televisionada para todo o planeta, durante as 24 horas do dia, tendo se tornado um dos grandes sucessos da TV. Não sabe também que a cidade em que vive é cenográfica e que todos que o cercam são atores. Peter Weir constrói uma crítica feroz do poder da mídia. Dia 3, às 18 horas.
‘‘A Vida é Bela’’, de Roberto Benigni, com Roberto Benigni, Sérgio Bustric, Nicoletta Braschi e Giorgio Cantarini. Em 1939 Guido chega à cidade de Arezzo com seu amigo e poeta Ferruccio, à procura de riqueza e romance. Guido apaixona-se por Dora, uma bela professora, com quem se casa. Após sete ano, eles têm um filho e Guido abre a livraria de seus sonhos. Mas a história toma um rumo inesperado, todos são deportados para um campo de concentração. Diante do problema, Guido fica determinado a proteger seu filho da brutal realidade que governa suas vidas e, por mais cruéis e desumanas que sejam as situações, quer que seu filho continue acreditando que a vida é bela. Dia 8, às 15 horas.
•‘‘Uma Carta de Amor’’, de Luis Mandoki, com Kevin Costner, Paul Newman, Illeana Douglas e Robin Wright Penn. Após um divórcio doloroso, a mulher preenche sua vida cuidando do filho e trabalhando como pesquisadora de um jornal. Um dia, passeando pela praia, ela encontra uma carta apaixonada, cuja poesia e sofrimento a atingem. Começa, então, a busca pelo autor da carta e uma nova chance de encontrar a felicidade. Dia 9, às 15 horas.
•‘‘À Primeira Vista’’, de Irwin Winkler, com Val Kilmer, Mira Sorvino e Nathan Lane. O filme conta a história de um cego que enfrenta uma cirurgia experimental para reaprender a ver. Dia 10, às 15 horas
•‘‘Amor Além da Vida’’, de Vicent Ward, com Robin Williams, Annabella Sciorra e Cuba Gooding Jr. O amor de Chris Nielsen por sua esposa Annie não tem limites. Depois de sua morte em um acidente de carro, Annie, já perturbada pela perda dos filhos, entra em depressão e comete suicídio. No céu, Chris fica sabendo que Annie foi para o inferno. Começa aí uma audaciosa e imprevisível viagem. Dia 15, às 18 horas.
•‘‘Matrix’’, de Andy e Larry Wachowsky, com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving e Joe Pantoliano. Um programador de computadores descobre estar vivendo em um mundo criado artificialmente por computadores. Conhece um grupo de resistência liderado pelo enigmático Morpheus e passa a lutar pelo fim do domínio das máquinas na terra. Apesar de todos os questionamentos existenciais vividos pelo programador, o forte do Matrix são os efeitos especiais. Dia 16, às 18 horas.
•‘‘Corações Apaixonados’’, de Willard Carroll, com Sean Connery, Gillian Anderson e Ellen Burstyn. O filme é uma comédia romântica, uma história que gira em torno de quatro casais de gerações diferentes, que buscam o amor ideal. No decorrer de uma semana, cada uma dessas pessoas irá mudar sua maneira de ver a vida e o amor. Dia 17, às 18 horas.