O convite feito a Maria Bethânia para cantar a música “Sonho Meu”, em 2016, na gravação do álbum “Quintal do Pagodinho” acabou estreitando a parceria entre a cantora baiana e Zeca Pagodinho. O entrosamento dos artistas foi tão grande que motivou a intérprete a sugerir uma turnê em dupla pelo Brasil afora. Aceito pelo cantor carioca, o projeto foi levado ao palco dois anos depois.

A pedido da irmã, Caetano Veloso quebrou o hiato de uma década sem compor e, entusiasmado, criou a música “Amaro Xerém”, uma referência à terra natal de Bethânia e Zeca. Surgiu daí a espinha dorsal que estruturou o repertório escolhido para memorável show.

Maria Bethânia e Zeca Pagodinho: DVD do show memorável 'Amaro Xerém' foi disponibilizado pela Biscoito Fino
Maria Bethânia e Zeca Pagodinho: DVD do show memorável 'Amaro Xerém' foi disponibilizado pela Biscoito Fino | Foto: Divulgação

As sonoridades baianas que incluem aboios e sambas de roda abraçaram o samba carioca. Enquanto Bethânia passeava soberana pela vastíssima tradição do cancioneiro do Brasil; de Geraldo Pereira a Noel Rosa, de Chico Buarque a Adelino Moreira, de Torquato Neto a Manezinho de Isaías, das serestas ao samba-enredo, Zeca Pagodinho mostrava sua destreza de craque no samba sincopado, formado nos quintais de Irajá e do Cacique de Ramos e bamba nos desafios do partido alto.

A turnê que rodou o país em 2018 foi registrada em CD e DVD lançados no final daquele mesmo ano. Durante o período de quarentena da Covid-19, a Biscoito Fino disponibilizou o registro áudio-visual do show “De Santo Amaro a Xerém”, que pode ser assistido na íntegra pelo canal da gravadora no YouTube. Outros títulos da gravadora também foram disponibilizados na íntegra. Dentre os destaques estão os mais recentes shows de duas das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.

No espetáculo “A pele do futuro”, Gal Costa relembra sucessos de seus mais de 50 anos de carreira, como “Chuva de Prata” (Ed Wilson/ Ronaldo Bastos), “Festa do Interior” (Moraes Moreira), “Balancê” (Alberto Ribeiro/ João de Barro), “Dê um Rolê” (Moraes Moreira/ Galvão), “London, London” (Caetano Veloso), “Vaca Profana” (Caetano Veloso), “Sua Estupidez” (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos), “Azul” (Djavan) e “Que Pena” (Jorge Ben), entre outros. A cantora também registra pela primeira vez as canções “As Curvas da Estrada de Santos” (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos), “O que É que Há” (Fábio Jr.) e “Motor” (Teago Oliveira). O show conta com direção geral do jornalista Marcus Preto e direção musical de Pupillo ex-baterista da banda Nação Zumbi e responsável pela sonoridade roqueira e renovadora do show.

Já Alcione aposta em sua conhecida veia romântica no espetáculo “Boleros”. O show é dividido em quatro blocos representados pelas quatro estações do ano: outono, inverno, primavera, verão com o recorte das poesias de Elisa Lucinda. A “Marrom” contou com a participação especial da sobrinha e cantora Sylvia Nazareth e de Alexandre Pires, com quem cantou a música “Paixão de D`Artaghan”. Passeando por standards da música brasileira, o repertório de Boleros conta com grandes sucessos de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (“Olha”), João Bosco e Aldir Blanc (“O corsário”), Ary Barroso (“Risque”), Violeta Parra (“Gracias a la vida”), entre outros.

DVD Caravanas ao Vivo, de Chico Buarque, estará entre os próximos lançamentos da gravadora
DVD Caravanas ao Vivo, de Chico Buarque, estará entre os próximos lançamentos da gravadora | Foto: Leo Aversa/ Divulgação

Para os próximos dias, a Biscoito Fino anunciou a liberação dos DVDs “Cinema Na Música Ao Vivo - Sergio Ricardo” (31/03); “Dobrando a Carioca - Jards Macalé, Moacyr Luz, Guinga e Zé Renato” (02/04); “Meu Recôncavo - Paulo Costta e Moreno Veloso” (03/04); “Navega Ilumina - Francis Hime” (07/04) e “Caravanas Ao vivo - Chico Buarque” (09/04).