Uma nova onda está atraindo moradores da região central de Londrina para os distritos rurais: a gastronomia. Além de apreciar uma deliciosa comida caseira, seja a culinária regional ou até mesmo receitas internacionais, os visitantes glutões também buscam lazer para as crianças e contato direto com a natureza.
  A mania dos ‘‘urbanóides’’ de lotar restaurantes rústicos da região não é de hoje, mas aumentou consideravelmente desde o ano passado. Muitos agroempresários – proprietários de sítios e chácaras dos quatro principais distritos da cidade – perceberam a busca dos degustadores da boa comida típica e passaram a criar ambientes aconchegantes, muitas vezes na própria ‘‘casa grande’’.
  Em todos os locais, o fogão à lenha, as panelas de barro e o tacho de ferro estão presentes, aproximando os clientes da vida no campo. A opções vão desde a comida mineira passando pelo chussasco gaúcho, frango caipira e o porco no tacho, até às receitas ‘‘importadas’’ como o eisbein alemão (joelho de porco cozido, batatas, salsichas e chucrute). ‘‘Atividades como esta estão servindo como alternativa para os agricultores, além de oferecer mais empregos para os moradores da região’’, explicou Nilson Ladeia, secretário Municipal da Agricultura e também um dos coordenadores de uma pesquisa que está levantando locais de lazer e gastronomia nos distritos rurais.
  O roteiro deve ser lançado no início do ano que vem. Para o coordenador de Turismo Rural da Secretaria, Aníbal Vieira da Cruz, o movimento tem sido tão grande que a intenção é ampliar o projeto. ‘‘Calculamos que 2 mil pessoas visitam a Warta e o Heimtal (dois distritos da zona norte) todos os finais de semana. Estamos elaborando o roteiro para incluir ainda pesque-pagues, recantos, varejo de frios e vinhos e até incrementar um ‘colha-e-pague’, onde o visitante vai poder levar frutas e verduras fresquinhas’’, disse.
  Entre os locais pesquisados por Cruz está o Restaurante Strassberg, localizado no Distrito da Warta (zona norte de Londrina). Fundado pela família Strass há 13 anos, o recanto (também conhecido como ‘‘Tortas Alemãs’’) é parada obrigatória para aqueles que buscam pratos exóticos e doces que acabam com qualquer regime. Destaque para o eisbein, o marreco assado (acompanhado de repolho roxo, purê de maçã e arroz) e o apfelstrudel, massa folhada com recheio de nozes e maçã. A decoração do local, com imagens e objetos europeus, reforçam o convite para o visitante estender a parada.
  Também na zona norte, outros descendentes dos Strass oferecem um prato considerado por muitos genuinamente típico de Londrina. O Porco no Tacho, nome da iguaria e também do restaurante sediado no Patrimônio Heimtal, garante um passeio proveitoso para toda a família. A ‘‘receita’’ dos anfitriões é simples: ambiente espaçoso (restaurante foi construído em um galpão bastante ventilado), grandes mesas e bancos rústicos de madeira e, é claro, comida à vontade. Entre os aperitivos, a pururuca é obrigatória. Quanto às sobremesas, doces e compotas caseiros garantem um ‘‘gran finale’’ à moda da casa.
  Para quem tem raízes no campo, um dos restaurantes do outro lado da cidade oferece um prato de dar água na boca: frango caipira com quiabo. O Recanto da Família, localizado no Patrimônio Espírito Santo (zona sul), também serve a tradicional feijoada de sábado, com direito a acompanhamento (couve, laranja e farofa). Tudo isso disposto sobre o fogão à lenha e servido com muita simplicidade e atenção.
  Gostou das dicas? Então programe seu roteiro e comece uma ‘‘cruzada’’ contra o regime. Com tantas delícias esperando pelos visitantes nos distritos, vai ser difícil resistir à tentação da gula.

mockup