Dizem que uma escalinha pentatônica - uma sequência de notas - escapou do Oriente e foi parar na África, chegando às Américas pelos escravos, ganhando o Novo Mundo com o nome deblues. Essa semente, cujas raízes tornaram-se troncos e galhos portentosos, também foi plantada no Norte do Paraná, onde, há 13 anos, o FestivalBluesde Londrina vem colhendo frutos. A nova edição começa nesta sexta-feira (14) e prossegue no sábado (15), às 20 horas, na Chácara Graciosa. Mais duas noites estão programadas para 18 e 19 de agosto, desta vez no Bar Valentino.Se os galhos do blues alcançaram outras culturas, um exemplo está na programação deste fim de semana. Pianista de formação clássica, o curitibano Bernardo Manita entregou-se ao estilo ainda jovem, aproximando-se também do jazz e do soul. É ele quem abre o festival, nesta sexta (14). Além de obras consagradas de Ray Charles e Sam Cooke, a apresentação vai contar com músicas próprias em piano acústico, contrabaixo e bateria.A mistura, bem feita, amplia a capacidade de diálogo. “O blues tem uma simplicidade bonita, que deixa espaço para a manifestação artística individual e, ao mesmo tempo, tem momentos de coletividade”, comenta o guitarrista e vocalista Eduardo Machado, da banda Milk’N Blues, que chega às paradas do pop sem perder a essência, privilegiando os arranjos vocais. “O blues se mantém atual porque ele também é contação de história, de causos do dia a dia, da tristeza, das decepções do amor, de temas que nunca deixam de fazer parte da vida das pessoas, independente da época e do local”, acrescenta.Sim, o blues é feito de histórias. E uma delas trouxe a cantora polonesa Kxia a Londrina, para refugiar-se da instabilidade provocada pela Guerra da Ucrânia. Ela acabou se integrando ao Acústico Blues Trio, mostrando como a diversidade é bem-vinda. Com Kiko Jozzolino (guitarra), Elieser Botelho JR (guitarra) e Vinícius Zanin (voz), o Acústico Blues Trio vai contar ainda com Filipe Barthem (baixo), Mateus Gonsales (piano) e Bruno Cotrim (bateria), além dos metais de Vitor Gorni (sax), Cícero Cordão (trompete), Wesley Florêncio (sax) e Gilberto de Queiroz (trombone).“O blues nasceu da mistura e por isso tem essa capacidade tão grande de conversar, é uma linguagem generosa, que enriquece os outros estilos. É isso o que o FestivalBluesde Londrina vem mostrando ao longo dos anos, com muita seriedade e muita verdade”, ressalta Kiko Jozzolino, coordenador do evento.Para quem acha que santo de casa não faz milagre, os músicos londrinenses vão fechar a noite com uma banda de 11 integrantes, com direito a duas guitarras, piano e arranjos exclusivos escritos por Vitor Gorni.

Nanda Moura se apresenta no s[abado (15) com o Jozzolino Quartet
Nanda Moura se apresenta no s[abado (15) com o Jozzolino Quartet | Foto: Divulgação

No dia seguinte, já com um formato mais intimista, o Jozzolino Quartet abre a noite de sábado (15), com espaço para o improviso, preparando o terreno para Nanda Moura (voz e guitarra) e Jefferson Gonçalves (voz e harmônica). A guitarra canhota e surpreendente de Igor Prado sobe ao palco, na sequência, com sua nova banda, a TRJ, com a excelência de quem domina o ofício. A banda encerra a noite recebendo o cantor, compositor e gaitista Omar Coleman, uma figura dedestaque no cenário de Chicago. O americano está em turnê pelo Brasil e, em segredo, prepara um disco com Igor Prado e a banda TRJ, pendendo também para o soul e o funk. Dizem, nos bastidores, que o público do FestivalBluesde Londrina vai testemunhar canções inéditas da parceria Omar Coleman/Igor Prado. Os ingressos para os shows deste fim de semana estão esgotados, mas em agosto o FestivalBluesde Londrina retorna ao seu palco mais tradicional, o Bar Valentino, para celebrar este gênero universal.SERVIÇO:

13º FestivalBluesde Londrina-14 de julho (20hs na Chácara Graciosa) - Com Bernardo Manita, Milk’N BLues, Acústico Blues Trio + Kxia e Maestro Vitor Gorni + Naipe de Metais.-15 de julho (20hs na Chácara Graciosa) - Com Kiko Jozzolino Quartet, Nanda Moura + Jefferson Gonçalves, Igor Prado + TRJ e Omar Coleman (EUA).-18 de agosto (21hs no Bar Valentino) - Com Eric Assmar e Lo Steele (EUA).-19 de agosto (21hs no Bar Valentino) - Com Rodrigo Belloni e Lancaster + Ana Clemesha.Informações: (43) 98823-0258.