O Brasil está recebendo shows de importantes nomes da música mundial, entre eles o lendário Buddy Guy para três apresentações, aproveitando ainda para lançar o album ''Bring Them In'' .
Sempre bem acompanhado, desta vez Buddy Guy vem ao Brasil com os seguintes músicos: Timothy Austin (bateria), Martin Sammon (teclado), Cornelius Hall 'Ric' (guitarra), Orlando Wright (baixo) e Jason Moynihan (saxofone).
Com 69 anos, Buddy Guy continua sendo um bluesman verdadeiro, não é daqueles que pega carona no estilo só pra aparecer, como muitos por aí. Com uma vitalidade digna de um mestre, ele é considerado o melhor guitarrista de blues de todos os tempos, dito isso, por nada menos que Eric Clapton.
Aos treze anos Buddy fabricou um violão com latas e arame de cortina, aprendeu a tocar ouvindo discos de Lightnin'Hopkiins, T-Bone Walker e John Lee Hooker e aos 17 anos ganhou sua primeira guitarra.
Nascido em Leettsworth, Louisiana, George 'Buddy' Guy começou a tocar profissionalmente na região de Baton Rouge no início dos anos 50, mas , por volta de 1957, quando mudou para Chicago, viu sua carreira começar a se firmar.
Em 1958, venceu Magic Sam e Otis Rush em um desafio organizado por um clube da cidade. Sam o recomendou para Eli Toscano, dono das gravadoras Artistic e Cobra. Assim, Buddy Guy gravou dois singles para a Artistic, ''Sit And Cry'' e ''This Is The End'', mais tarde , o guitarrista assinou com a Chess Records em 1960 e se tornou um requisitado músico de estúdio, tocando com grandes nomes do blues, como Muddy Waters, Willie Dixon, Little Walter, Sonny Boy Williamson e Koko Taylor. Em 1962 seu disco ''Stone Crazy'' alcançou a 12 colocação nas paradas de Rhythm And Blues.
Buddy Guy continuou tocando nos clubes norte-americanos e nos festivais de blues na Europa. Em 1989, abriu seu próprio clube, o famoso ''Legends'', em Chicago,
A música ''Done Got Old'', do álbum Sweet Tea, Buddy Guy diz que está velho e não é mais o mesmo. Particularmente acho que a coisa não é por aí, sua fonte de inspiração inesgotável mostra que pode ter envelhecido, mas continua o melhor, e o principal, em atividade, porque o mais importante para o sucesso de um músico é fazer shows. Hoje em dia é muito fácil ter uma gravadora e gravar um ou mais Cds (isso qualquer um faz), o difícil é se manter na ativa, tocando produzindo, seguindo o exemplo de Buddy Guy, que não põe em primeiro lugar o dinheiro. E o respeito pela música é a formula de uma carreira de quase 50 anos de sucesso.
O mito Buddy Guy, com cinco prêmios Grammy no currículo, segue fazendo mais de 200 shows por ano, além de administrar com afinco o Legends.
Buddy Guy traz no repertório do show clássicos , como ''Damn Right, I Got The Blues'', ''Look On Yonder Wall'' e ''Wacht Yoursel'', as mais recentes ''Do Your Thing'', de Keith Richards, ''Cut you Loose'', ''Ain't no Sunshine'', ''Price you Gotta Pay'' e ''I Put a Spell on You'', faixas inéditas do novo álbum ''Bring Them In''.
Confira as datas: Hoje, em São Paulo, no Credicard Hall; amanhã, no Rio de Janeiro, no Claro Hall.

BLUE NOTE
Magic Slim
  O Blue Jeans, conceituada banda do guitarrista Marcos Ottaviano, se apresentou no Teatro Popular do SESI, em São Paulo, no dia 22 de novembro. O show teve a participação especial do bluesman americano Magic Slim. Foi gravado o primeiro DVD da banda. Mais informações pelo telefone (11) 3146-7405.

[email protected]

mockup