Biquíni Cavadão lança Roda-Gigante
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Marcos Roman<br>Reportagem Local 
Acumulando vários sucessos em uma trajetória que já dura 28 anos, a banda Biquíni Cavadão acaba de lançar o CD "Roda-Gigante". O 14º álbum da banda conta com 12 faixas, sendo 11 delas autorais.
A única regravação é música "Agora é Moda", que fez parte do disco Babilônia (1977) de Rita Lee e foi regravado pela banda para a nova versão da novela "Ti-Ti-Ti", exibida pela Rede Globo em 2010. A versão ganhou a adesão de Rogério Flausino (Jota Quest). Outra participação especial é do cantor Lucas, vocalista da banda Fresno, que divide autoria e os vocais da música "Acordar pra sempre com você".
As canções românticas e de forte crítica social que marcaram a carreira do Biquíni Cavadão continuam fazendo parte do repertório da banda, que coleciona hits como "Zé Ninguém", "Vento Ventania" e "Tédio", entre outros. Em entrevista à FOLHA por telefone, o vocalista Bruno Gouveia fala mais sobre o novo trabalho.
O que o público pode esperar do novo CD?
Acho que todo disco é um renascimento. Sempre tento em tudo dar como um recomeço em tudo o que faço. Os fãs que já acompanham o Biquíni Cavadão se sentirão mais íntimos deste disco, pois já tocamos diversas faixas dele em várias apresentações da banda e algumas canções já ganharam clipes no YouTube. Por outro lado, os fãs novos vão conhecer as mensagens contundentes de crítica social dosada com romantismo que são a marca registrada da banda.
Qual a importância deste trabalho na discografia da banda?
Todo trabalho é importante, nunca lançaria um disco se não achasse que ele é importante. Às vezes acontece de uma música ser marcante para uma, dez ou mil pessoas, mas para a gente da banda todas são importantes.
O que representou esse hiato de seis anos que separa o último CD do mais recente?
Nunca paramos de tocar. O que aconteceu foi que desde 2009 começamos a gravar e lançar individualmente as músicas que estão neste CD. Apenas o CD não existia ainda, mas muitas canções já tinham até clipe no YouTube. Agora lançamos este álbum e em breve ele vai ganhar um versão deluxe com 36 faixas, além de videoclipes e imagens de bastidores.
Como surgiram as parcerias com o Lucas do Fresno e com o Rogério Flausino?
O Lucas a gente conheceu em 2008, quando participamos no show do Fresno e depois ele cantou no nosso show a música Zé Ninguém. Ele é um ótimo cantor e um excelente compositor. Compusemos juntos algumas canções e conseguimos criar um som híbrido entre as duas bandas. Nesse disco o Lucas canta com a gente uma dessas canções, que é "Acordar pra sempre com você. O Rogério Flausino a gente já admira há bastante tempo e resolvemos convidá-lo para cantar a música "Agora é moda", da Rita Lee, que gravamos em 2010 para a nova versão da novela "Ti-Ti-Ti". O resultado ficou muito bacana. Os dois nos contaram que cresceram ouvindo o Biquíni Cavadão. O que eles não sabiam era que a admiração era mútua.
O novo disco é marcado pela mistura de estilos e pela sonoridade contemporânea.
Algumas das canções têm destaque especial para a banda? Por quê?
As canções foram crescendo à medida que fomos fazendo as harmonizações no estúdio. Todas elas são especiais para a banda.
Todo mundo sabe da dificuldade de se manter num mercado tão competitivo e volátil como é o mundo da música. A que vocês atribuem uma carreira tão longínqua como a do Biquíni Cavadão?
Respeito entre nós como banda, respeito aos profissionais da mídia e ao contratante. Quando somos contratados estamos dispostos a fazer o show acontecer pelo carinho grande que temos com o público. Por isso estamos sempre dispostos a solucionar problemas e não a criá-los.
O público de vocês vem se renovando ao longo dos anos? O que vocês acham que tem atraído a atenção da galera mais jovem?
Somos uma banda muito família. É enorme a quantidade dos pais que curtem o Biquíni Cavadão e passam a levar seus filhos em nosso show. O contrário também acontece. O mais legal nisso tudo é que não fazemos o show com base apenas em nossos sucessos da década de 80. Nosso repertório é sempre renovado com hits dos anos 90 e também dos anos 2000. Nossas canções são atemporais. Infelizmente músicas com uma crítica social forte como Zé Ninguém ainda continuam atuais.
Vocês sairão em turnê pelo Brasil? Como será o novo show? Já têm datas agendadas?
Não dá pra falar em turnê porque um dia estamos em Fortaleza e outro no Rio Grande do Sul. Mas queremos percorrer o máximo de cidades possíveis, inclusive no Paraná, onde sempre nos apresentamos em Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.


