Biografia
de presidente
e magia
Estas são as atrações
que a HBO exibe hoje

Cena do filme ‘‘Jumanji’’Um dos destaques de hoje é o filme ‘‘Truman’’ que estréia na HBO às 20h30. Dirigido por Frank Pierson, o filme é uma biografia do 33º presidente dos EUA, garoto humilde que virou político, assumiu o poder com a morte de Roosevelt e foi responsável pelas bombas atômicas jogadas no Japão. No elenco estão Gary Sinise, Daniel von Bargen, Lois Smith, Diana Scarwid, Tony Goldwyn.
Outra estréia, esta no Telecine, é ‘‘Versões de um Crime’’, às 21 horas. Cinco amigos vivem momentos de terror durante uma viagem. Ao irem de carro para a Califórnia um deles é assassinado. No caminho fazem uma recaptulação do ocorrido. Dirigido por Keoni Waxman.
A HBO exibe às 14h15 o filme ‘‘Jumanji’’, com Robin Willians. Dois pequenos amigos, Allan e Sarah, se metem na maior encrenca ao iniciarem um estranho jogo. Em 1969, Allan encontra uma arca num terreno próximo à fábrica de sapatos de seu pai. Dentro dela há um jogo chamado ‘‘Jumanji’’, que Allan começa a jogar com sua amiga Sarah.
Aparentemente inofensivo, trata-se de um jogo de dados, peões e um tabuleiro que simboliza uma floresta tropical. Em cada casa do tabuleiro há uma mensagem que ao ser lida torna-se real. Assim, ao ser perseguida por um bando de morcegos e ao ver seu amigo ser sugado pelo tabuleiro até que alguém tire um 5 ou um 8, Sarah foge desesperada.
A história continua 26 anos depois. Dois irmãos órfãos, Peter e Judy, mudam-se para casa onde Allan tinha morado. Ao encontrarem o jogo continuam a partida iniciada por Allan e Sarah. Peter tira um 5 e liberta Allan do tabuleiro. Peter, Judy e Allan saem em busca de Sarah para continuarem a partida e fazer com que tudo volte ao normal.
A confusão está armada. Na sequência do jogo, toda a selva tropical vai tentar mudar-se para casa de Allan. Em busca de realismo, o diretor Joe Johnston recorreu à Industrial Light & Magic, do mago dos efeitos especiais George Lucas. Robin Willians vive Allan, quando adulto, ou melhor, uma criança no corpo de um adulto.
Às 16 horas, na HBO, a atração é o filme ‘‘Justa Causa’’, com Sean Connery. A história gira em torno de um assassinato ocorrido nos pântanos da Flórida. Oito anos após o crime, um honrado professor de direito tenta salvar o homem condenado no Corredor da Morte, que jura ser inocente.
Para o detetive da cidadezinha que investigou o assassinato, não há dúvida alguma de que pegou o homem certo. Paul Armstrong é um respeitado professor de direito que, em toda sua renomada carreira, se opôs à pena de morte. Quando recebe um pedido desesperado de Bobby Earl Ferguson, o condenado a morte, Armstrong concorda, induzido pela mulher, em investigar os detalhes do assassinato pelo qual Ferguson foi condenado.
Enquanto luta para reexaminar as provas antes que Ferguson seja executado, Armstrong se vê mergulhado na cultura de uma cidadezinha onde raça, vínculos familiares, educação e as convicções dos residentes locais afetam profundamente a capacidade do promotor de desvendar o que de fato aconteceu. Pior ainda, Armstrong se vê em constante conflito com o detetive Tanny Brown, o agente envolvido no caso, que tem absoluta certeza da culpa do bonitão e carismático Ferguson.
Enquanto o tempo corre, Armstrong se vê diante de surpreendentes revelações, que destróem sua certeza. Ele acaba enredado numa trama de engodos que ameaça suas crenças, sua família e sua vida.
Gilberto Gil - 30 Anos de Carreira - 23 horas na HBO
A Arte de Viver - 19 horas, no Telecine
A Firma - 19 horas no USA

mockup