A 6 Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba, começa amanhã, no Sesc Piracicaba, e permanece até o dia 9 de março do próximo ano. O visitante terá a oportunidade de apreciar 70 obras de 43 artistas, originários de distintos locais do país.
O evento recebeu 204 inscrições. Um júri formado por críticos de arte, antropólogos, artistas e curadores foi formado para fazer a seleção das obras.
Além dos trabalhos selecionados, a exposição conta com uma mostra paralela, com 160 obras de artistas premiados no estilo na‹f.
Entre os artistas que se consagraram no estilo estão Waldomiro de Deus, Eliza Mello, Heitor dos Prazeres, Chico da Silva e Maria Auxiliadora.
Naif é o termo usado para designar um estilo de pintura, também chamada de ingênua. Geralmente, os pintores na‹fs são autodidatas e sua obra caracteriza-se pela liberdade de expressão e o informalismo. Esse artistas rejeitam as regras convencionais da pintura ou até mesmo nunca tiveram acesso a elas. No Brasil, o estilo também é chamado de primitivo. As pinturas são coloridas e com temas rurais e folclóricos.
O evento também conta com oficinas, espetáculos de dança e teatro, cursos e palestras.

O Sesc Piracicaba fica na rua Ipiranga, 155, Piracicaba. O telefone é 0/xx/19 3434-4022. A exposição pode ser vista das 10h às 21h30 (de 3 a 6) e das 9h às 17h30 (sábados, domingos e feriados).