O público de Londrina tem atividades especiais esta semana.

Nesta quarta-feira (27) o projeto “Quartas Criativas: entre livros e artes” terá um novo encontro, às 9h30 e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º Maio, 110, Centro). O livro que será contado no encontro, pela professora da Secretaria Municipal de Educação, Renata Suzue, é a obra “Obax” de André Neves, que conta a história de uma menina sensível, mas de poucos amigos, que um dia vê uma chuva de flores e resolve contar as pessoas a respeito, porém ninguém acredita que sua história seja verdadeira, então a menina sai em uma aventura decidida a provar que essa chuva existe.

Logo depois da contação da história, as crianças participam de uma oficina criativa em que farão um colar “mágico”. Cada participante ficará responsável por levar seu próprio material para a oficina: barbante, fio de silicone, miçangas, contas coloridas e tesoura sem ponta.

LEIA TAMBÉM:

Aporofobia: livro explica a aversão à pobreza para crianças

TODA QUINTA TEM HISTÓRIA

Já na quinta-feira (28) é dia do projeto “Toda Quinta tem História”, em que Renata Suzue continua a contar a história do livro “O Fantástico Arroz de Filomena” de Maurilo Andreas e sua filha, Sophia Comelli. O livro conta a história de uma cozinheira chamada Filomena, que reúne diariamente animais encantados da floresta para jantar em sua casa. Mas apenas os animais conhecem seu maravilhoso tempero já que a população da vila ignora Filomena por causa de sua aparência.

O encontro começa às 9h30 na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizada na Rua Angelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita I. Mais tarde, às 14h30, será a vez da Biblioteca Eugênia Monfranati, na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Ouro Branco.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, essas atividades ocorrem para que a biblioteca pública exerça seu papel de um ambiente democrático, aberto a todos, e para que, além da preservação da memória, atue na promoção da cultura e formação de leitores críticos e reflexivos. “A biblioteca pública tem como papel primordial democratizar o acesso à informação literária, utilitária. Por isso temos desenvolvido várias ações, programas e projetos para público de todas as idades”, explicou.

As ações têm o objetivo de enriquecer o repertório do público, desde bebês até jovens e adultos.

Por meio das histórias cuidadosamente escolhidas por especialistas que valorizam as diversas heranças culturais brasileiras, o público é encorajado a frequentar mais as bibliotecas, atraído pela mágica do mundo da leitura. É um momento para ouvir, participar e criar laços emocionais através da literatura. A iniciativa conta com o apoio de voluntários, convidados e funcionários que conduzem sessões de contação de histórias para crianças em todas as bibliotecas públicas municipais de Londrina.

* Com assessoria de imprensa.