Inaugurada em 4 de setembro de 1951, a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza está comemorando 70 anos de existência. A data será celebrada com diversos eventos que acontecerão até 2022. A programação de aniversário foi aberta na última sexta-feira (3), quando o prefeito Marcelo Belinati assinou a autorização da reforma interna do espaço cultural. O prédio localizado no centro de Londrina passará por uma revitalização que inclui a renovação de todo o piso, além da troca de mobiliário e da compra de novos computadores. Orçado em R$ 240 mil, o projeto de melhorias conta ainda com a projeção de iluminação cênica visando valorizar ainda mais a construção que já abriu o antigo Fórum do município.

Imagem ilustrativa da imagem Biblioteca Pública de Londrina faz 70 anos e ganha reforma
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Durante a revitalização, todo o piso de madeira do espaço será lixado e raspado para retirar as camadas de cera e verniz mais antigas. Posteriormente, será polido e passado o sinteco, que é uma resina transparente que renova, protege e trata a madeira do piso. Além disso, os balcões de atendimento ao público, que estão danificados pelo uso e pelo tempo, também serão trocados e novos equipamentos de informática serão adquiridos. “A biblioteca é um espaço que ajuda a formar cidadãos críticos e conscientes, por isso vamos continuar investindo na cultura. Somada a uma ampla reforma que foi feita recentemente no prédio e nas calçadas de seu entorno e à revitalização que está sendo feita no Bosque, vamos ter ali uma área que conta muito da história de Londrina”, salientou o prefeito Marcelo Belinati.

“A biblioteca é um espaço público, universal e democrático. Então, tem que ser um espaço acolhedor. O objetivo dessa reforma é oferecer o melhor ambiente possível para os nossos leitores”, destacou a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo. Ela ressaltou ainda que o prédio da biblioteca abriga um acervo com mais de 100 mil exemplares. “Temos livros raros que não são encontrados nem na Biblioteca Nacional. Por isso, além do público local recebemos constantemente a visita de pesquisadores de vários outros estados brasileiros”, afirmou.

A diretora enfatizou que durante a pandemia, a biblioteca tem seguido todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos usuários. “Para evitar a aglomeração do público, estamos realizando o agendamento prévio de empréstimos que pode ser feito pelo telefone (43) 3371-6500. Além disso, os leitores podem consultar pela internet todo o nosso acervo, com a opção de baixar alguns títulos que estão disponíveis para o download. Temos ainda diversas atividades sendo constantemente realizadas nos perfis da biblioteca pelo Facebook e Instagram”, acrescentou. O endereço virtual para a consulta do acervo é http://bibliotecas.londrina.pr.gov.br.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Instalada no saguão da prefeitura municipal, a exposição “70 anos da Biblioteca Pública de Londrina” foi aberta na última sexta-feira (3), com o objetivo de resgatar alguns momentos históricos do mais antigo espaço cultural da cidade. A mostra conta com 20 fotografias. Entre elas, há imagens retratando o início de seu funcionamento em 4 de setembro de 1951 e outras apresentando os projetos realizados até os dias atuais. A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de setembro, depois disso a mostra deve seguir um roteiro itinerante que passará por outros prédios públicos, como a Câmara Municipal de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Biblioteca Pública de Londrina faz 70 anos e ganha reforma
| Foto: Emerson Dias/N.Com

As comemorações do aniversário da Biblioteca Pública Municipal continuarão sendo realizadas até setembro de 2022. Um dos eventos previstos para acontecer nesse período é a exposição “Memórias da Biblioteca”, que reunirá objetos e fotografias que contam a história d espaço cultural desde a década de 1950 até hoje. Também estão programadas uma exposição de obras especiais e raras na Sala de Exposições José Antonio Teodoro; a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (em outubro); ciclo de palestras e debates sobre a importância das bibliotecas no século XXI; exposição na sala afro-indígena; e uma mostra sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira, de 1922.

“Nossa intenção é que a programação de aniversário dos 70 anos da biblioteca seja encerrada com uma grande festa das nações. Nos mesmos moldes de grandes eventos que aconteceram na cidade quando todos traziam seus sabores, suas músicas e suas comidas para compartilhar uns com os outros todas essas riquezas culturais”, adiantou o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1