Biblioteca Pública de Londrina abre programação de férias
Programação começa nesta terça-feira (16) e segue até o dia 26 com oficina de versos, contação de história e criação de HQ
PUBLICAÇÃO
domingo, 14 de janeiro de 2024
Programação começa nesta terça-feira (16) e segue até o dia 26 com oficina de versos, contação de história e criação de HQ
Walkiria Vieira
Pensando na energia da garotada que está de férias e adora novidades, a SMC (Secretaria Municipal de Cultura), por meio da Diretoria de Bibliotecas, realiza neste mês uma programação especial planejada para o período.
As atividades começam nesta terça-feira (16) e seguem até o dia 26 de janeiro. Todas as atrações são gratuitas e realizadas na Biblioteca Infantil, localizada na Praça 1º de Maio, 110, ao lado da Concha Acústica. A diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, afirma que essa é uma tradição e o objetivo é manter e despertar o interesse das crianças pela leitura e literatura.
LEIA TAMBÉM:
Em Londrina, bailarina negra usa meias e sapatilhas da cor de sua pele
Além de contação de histórias e propostas dirigidas para soltar a imaginação e desenhar, haverá uma oficina intitulada "Versos Fantásticos", criada e conduzida pelo jornalista, poeta e consultor cultural Valdir Grandini. Será uma oportunidade e tanto também para criar, pois os inscritos serão convidados para formar de uma roda produção coletiva e, em conjunto, gerar uma grande poesia.
De acordo com Grandini, a oficina trabalha a criação poética para crianças a partir de uma linguagem poética. "De maneira lúdica, a oficina consiste em uma sequência de jogos planejada para durar duas horas e despertar as crianças".
O poeta conta ainda que durante o evento cultural vai mostrando toda a arquitetura de poesia para crianças - a qual envolve a sonoridade, rima e também a fantasia. "A imaginação cria coisas fantásticas. "Por exemplo, José, o jacaré gostava de salada de batatinha quando nasce", cita.
Autores como Pablo Neruda, Manoel de Barros, Lewis Caroll, Edward Lear, estão no repertório do mediador para o desenvolvimento da oficina. "Com técnica, recuperamos a poeticidade e damos valor a ideias e observações que no cotidiano passam despercebidas".
"A oficina trabalha a criação poética para criança a partir do nonsense, uma linguagem poética que muita gente não sabe, mas foi criada para crianças, na Inglaterra vitoriana, em torno de 1942. O primeiro deles é o livro que Lewis Caroll, o autor de "Alice no País das Maravilhas", "Através do Espelho" e muitas outras criações.
E acrescenta: O segundo, o Edward Lear, que era um grande ilustrador, foi professor de desenho da Rainha Vitória e também poeta que utilizava técnicas do verso popular irlandês junto a palavra e a imaginação simultaneamente de uma forma brincante. Ou seja, lúdica, divertida e criativa".
De acordo com Grandia, mais de 250 crianças, em cinco cidades no Paraná e em São Paulo e mais 50 educadores já participaram da oficina. Criada em executada desde 2012, é uma oportunidade também para os pais e responsáveis. "Entendo que é muito importante que essas ações também envolvam quem está próximo às crianças, porque isso ajuda a compreender o papel da poesia na imaginação", reflete.
Serviço
Atividades de férias na Biblioteca Pública Infantil
Quando: de 16 a 26 de janeiro
Onde: Biblioteca infantil - Praça 1º de Maio, 110- Centro, ao lado da Concha Acústica
Inscrições e mais informações: 3371 6603
*
PROGRAMAÇÃO
Dia 16, às 10 horas: Oficina de Versos Fantásticos com Valdir Grandini
Dia 17, às 9h30: Contação de história sobre os livros “3 pernas” e “Pintinho Fofinho” e oficina de jogo de tabuleiro com mediação de Tiago da Fonseca
Dia 18, às 10 horas: oficina “O Livro é o Melhor Remédio”, sobre a obra “A caixa de Pandora”, com Leda Araújo e Lusenir de Oliveira
Dias 22, 24, e 26, das 14 às 16h: Oficina de criação e produção de histórias em quadrinhos com o professor Eloyr Pacheco
Dia 23, às 9h30: Contação de história sobre o livro “A Semente da Verdade” e confecção de um planner.