BIBLIOTECA MÓVEL - Educação ambiental sobre rodas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Ana Paula Nascimento<br> Reportagem Local 
Um ônibus não serve apenas para transportar pessoas. O veículo também pode ser usado para levar muitas informações sobre o meio ambiente a centenas de estudantes no decorrer do ano de um jeito lúdico e criativo. É o caso da Biblioteca Móvel da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que há três anos vem despertando a atenção dos estudantes para os assuntos relacionados às questões ecológicas.
Pela customização externa do ônibus adaptado já se percebe que ele é diferente da maioria. Na parte interna, bancos foram adaptados em uma das laterais do veículo para que os alunos possam assistir adequadamente aos vídeos exibidos durante as visitas; na outra lateral, prateleiras expõem uma espécie de tesouro: cerca de 600 títulos atualizados de literatura e livros técnicos sobre educação ambiental totalmente à disposição dos visitantes. Fantoches fazem parte do material pedagógico para a diversão das crianças e o bagageiro do ônibus também é diferenciado: há um toldo, mesas e cadeiras para atividades externas. No final da visita, também são distribuídos material de apoio para os professores.
Na semana passada, a Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura recebeu a visita dessa ''biblioteca ecológica ambulante''. Em dois turnos, cerca de 180 alunos da educação infantil e do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental conheceram a novidade. Para os alunos antigos, foi a oportunidade de rever a biblioteca, pois desde o início do projeto a escola solicita essa visita. ''É muito interessante porque vamos acompanhando o desenvolvimento do projeto através das crianças e sempre procuramos exibir vídeos novos'', comentou a monitora da biblioteca móvel, a professora Adriana Rodrigues Barra Rosa.
Logo na entrada, os alunos se deslumbram com o ônibus diferente, mas constantemente são lembrados pela monitora que estão em uma biblioteca e que o silêncio é necessário. Após a exibição do vídeo sobre ecologia - específico para cada faixa etária -, há um momento para questionamentos antes de partirem para a leitura dos livros, inevitavelmente a parte mais animada da visita.
Cada visita dura em média de 30 a 40 minutos, para evitar a dispersão das crianças, explicou Adriana, mas pode durar mais para turmas maiores, como as do ensino médio e superior. ''Também somos solicitados a participar de eventos em locais públicos e nesse caso as visitas não têm um tempo pré-determinado'', acrescentou.
O funcionário Miguel Chanan Costa também está desde o início do projeto e ele é o responsável por ''armar o circo'', além de dirigir o veículo. É que o ônibus utiliza a energia elétrica da escola para manter a iluminação, o funcionamento da TV e o ar-condicionado e é preciso chegar com antecedência para que ele faça as adaptações necessárias nas instalações. ''Mas todo o trabalho vale muito a pena. Nossa chegada é motivo de alegria para as crianças e sabemos da importância desse conhecimento que estamos levando a elas'', afirmou.
Segundo a diretora da escola, Silvia Regina Bersi Izidoro, o projeto tem feito diferença na rotina escolar dos estudantes. ''Há três anos também iniciamos a coleta seletiva na escola e a biblioteca móvel tem complementado esse trabalho de conscientização ambiental de uma forma lúdica e prazerosa para as crianças sem gerar despesas, já que ela vem até nós'', destacou.
Recentemente a biblioteca móvel visitou escolas de Guaravera. Nas áreas rurais é dado maior enfoque para a questão do descarte adequado das embalagens de defensivos agrícolas para evitar a contaminação dos mananciais.
Agendamentos para a visita da biblioteca móvel podem ser feitos pelo tel. (43) 3341-9660.
Investindo em leitura
Bibliotecas sempre representam conceitos e conhecimentos condensados em livros e ter acesso gratuito a eles é sem dúvida um exercício de cidadania. Conhecer o acervo sobre ecologia da biblioteca móvel é poder ler títulos novos cuidadosamente selecionados. A dobradinha incentivo à leitura e consciência ambiental é valiosa.
Na Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura a leitura também tem papel de destaque. Além da Hora do Conto, que acontece semanalmente, o projeto da Sacola da Leitura está tornando acessível a leitura diária aos alunos e seus familiares.
A sacola é composta dos mais diversos gêneros de leitura: gibi, jornal, revista e livros fazem parte do cardápio que cada aluno recebe e leva para casa. No dia seguinte, a sacola precisa ser devolvida para que outro aluno possa levá-la para casa e assim por diante. O jornal e as revistas são sempre atualizados e cada aluno espera ansiosamente pelo seu dia de levar para casa um presente para ser partilhado entre ele e toda a família. (A.P.N.)


