'Berço de ouro' é alternativa de trekking
Silvio Martins, diretor da Climb Expedições, é um dos maiores especialistas brasileiros em Cordilheira dos Andes. Não só foi o primeiro a vender a trilha inca até Machu Picchu no Brasil, há 20 anos, como já perdeu as contas de quantas vezes percorreu o caminho até a cidadela sagrada de pedra. ''Foram bem mais de 50'', assegura.
Apaixonado pela cultura andina e incansável na busca de novos roteiros de montanhismo, Martins conta que vai investir num novo destino, tão surpreendente e esplendoroso quanto Machu Picchu. ''Choquequirao será a alternativa. Trata-se de uma cidadela de pedra inca com apenas 30% de suas construções descobertas'', descreve. O trekking até lá leva dois dias para ir e dois para voltar, com pernoite em acampamento nas imediações do sítio arqueológico. Ao todo, são 60 quilômetros de trajeto nos Andes.
Choquequirao está localizada numa montanha da região de Cuzco, a 3.085 metros acima do nível do mar. Pesquisadores sustentam que Choquequirao ''berço de ouro'', em quíchua teria sido um importante centro religioso, político e cultural do império inca. (F.V.)





