Dezesseis anos após o lançamento do disco de estreia, a banda londrinense Os Benditos Energúmenos se prepara para apresentar ao público seu segundo álbum. O novo trabalho reúne oito faixas autorais e está programado para ser lançado em janeiro de 2022. A primeira composição da atual safra do grupo poderá ser ouvida a partir desta terça-feira (23), quando chega às plataformas digitais o single e o videoclipe da música “Nem os Lobos me Alcançam", mesmo nome do álbum.

Ao contrário do primeiro disco lançado em 2005 e que dava destaque à poesia de diversos autores londrinenses, as letras do novo single e das demais faixas do segundo álbum da banda Os Benditos Energúmenos são assinadas pela vocalista do grupo. Chris Vianna já havia selecionado textos de autores que queria trabalhar, porém foi convencida pelo compositor Duda Victor a usar suas próprias letras que posteriormente foram musicadas por ele, que além das melodias assina a produção musical do trabalho.

As músicas inéditas foram gravadas no Estúdio Zanza, em Londrina. A gravação aconteceu em 2020 e durou seis meses, entre idas e vindas. Chris Vianna destaca que todo processo independente tem um ritmo próprio. “Podemos deixar a arte fluir, pois não há cobrança de empresários ou marketing. Essa é uma vantagem. A desvantagem é que a gravação de um CD envolve muitos custos e não há patrocinadores, logo, o processo por vezes se estende por mais tempo do que foi planejado”, afirma a vocalista do grupo que já teve três formações e que para a gravação do segundo álbum contou com a participação de músicos que se juntaram frente à nova proposta.

Imagem ilustrativa da imagem Benditos Energúmenos: banda lança novo single e um clipe só com mulheres
| Foto: Divulgação

A gravação do single “Nem os Lobos me Alcançam” contou com a participação de Chris Vianna (voz e letra), Duda Victor (tzouras e música), João Gabriel Bandeira (bateria), José Duarte (baixo) e Kaio Miotti (guitarra). Já o videoclipe da faixa tem como convidadas especiais várias mulheres que integram a cena cultural de Londrina. Entre elas a atriz e cantora Camila Taari, a jornalista e poeta Célia Musilli, a escritora Edra Moraes e a dramaturga e roteirista Marina Stuchi, que dirigiu as imagens juntamente com o cineata Carlos Fofaun.

Marina Stuchi comenta que o processo de criação do videoclipe teve início a partir de um questionamento dela. “De quantos escombros nós, mulheres, somos feitas? Essa foi a primeira questão que me veio à mente quando fui convidada para dirigir o clipe- poema 'Nem os lobos me alcançam'. Partindo dessa ideia, procuramos como locações espaços públicos ermos, pois os mesmos são associados como perigosos e não aconselháveis para mulheres e para estarmos neles vestimos vermelho para colocar em evidência nossos ciclos e para mostrar nossa profunda ligação com os ciclos da terra. Buscamos ressaltar a individualidade de cada mulher e ao mesmo tempo nos entender como matilha”.

Para o cineasta Carlos Fofaun, o filme parte da fragmentação de várias mulheres sozinhas que transitam em locais perigosos e destruídos, que se unem pelo vídeo através do chamado que a música representa e acabam por construírem-se enquanto um grupo, uma matilha, unida e decidida, maior do que qualquer uma, estando só, poderia ser. "É da união dessas mulheres que elas serão maiores, não só para si próprias, mas para todas”, conclui.

Serviço:

Lançamento do single e do videoclipe “Nem os Lobos me Alcançam”

Banda - Os Benditos Energúmenos

Quando - Terça-feira (23), às 20 horas

Onde – Em todas as plataformas digitais e no YouTube