''Ben-Hur'' sai em DVD
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de junho de 2001
Celso Mattos De Londrina 
Estava demorando mas, finalmente, um dos maiores clássicos do cinema é lançado em sistema digital. Estamos falando, é claro, de Ben-Hur, produção de 1954 e vencedora de 11 Oscars (foi o recordista de estatuetas até 1997, quando Titanic também recebeu o mesmo número de Oscars). O filme tem a mais célebre e inesquecível sequência do cinema: a corrida de bigas. Para a geração atual que não teve a oportunidade de ver o filme na telona, assisti-lo em DVD é extremamente compensador porque o som e a imagem ganharam recursos tecnológicos ultramodernos.
Ben-Hur que tem Charlton Heston (no auge da carreira) no papel título como príncipe da Judéia, entra em conflito com seu amigo de infância Messala (Stephen Boyd) que é imperador e tem posições políticas contrárias a de Ben-Hur. Devido às divergências, Messala condena Ben-Hur a trabalhos forçados nas galés, enquanto sua irmã e sua mãe são mantidas como prisioneiras. Mas Ben-Hur tem a chance de salvar a vida de um nobre romano que agradecido passa a tratá-lo como filho.
É então que Ben-Hur tem a oportunidade de voltar à Judéia e vingar-se do amigo e reencontrar a mãe e irmã que, a essa altura, haviam sido contagiadas pela incurável lepra. Em DVD o som deixou de ser mono original para um discreto 5.1 que deixa a clássica corrida de bigas ainda mais emocionante. O DVD traz um precioso material extra. Em uma entrevista, Heston revela muitas curiosidades sobre as gravações, desmistifica lendas sobre a corrida de bigas e o roteirista Gore Vidal entrega o ouro sobre o velado tom homossexual do roteiro. Um DVD digno de 11 Oscars. Lançamento da Warner. Duração: 212 minutos.
OUTROS LANÇAMENTOS
ReproduçãoJudy Garland em um dos melhores momentos de sua carreira
Nasce uma Estrela
Esse musical teve três refilmagens: uma em 1937, outra em 1954 e uma terceira em 76 com Barbra Streisand e Kris Kristofferson nos papéis centrais. Mas a que está sendo lançada em DVD é a mais clássica das três: a de 1954 com Judy Garland e James Mason, com direção de George Cukor. O filme tem trilha sonora composta por Harold Arlen e Ira Gershwin que acabou concorrendo ao Oscar de Melhor Canção.
Existem muitas vantagens para assistir Nasce uma Estrela mesmo para quem já viu o filme. O DVD traz cenas que foram cortadas na edição final e que em 1983 foram encontradas pelo historiador Ronald Haver e reincorporadas à fita que passou a ter a minutagem original. Além disso, o longa mostra um dos melhores momentos na carreira de Judy Garland. O DVD duplo traz boas cenas extras, inclusive, notícias da estréia em Hollywood. Lançamento da Warner. Duração: 176 minutos.
ReproduçãoFilme tem uma constelação de astros no elenco e direção de Robert Aldrich
Os Doze Condenados
Com uma constelação de astros no elenco como Lee Marvin, John Cassavetes, Donald Sutherland, Ernest Borgnine e Charles Bronson, Os Doze Condenados é outro grande lançamento em sistema digital. Outro grande mérito do filme é a direção de Robert Aldrich, que fez grandes clássicos, entre eles, O Que Terá Acontecido com Baby Jane?.
O filme conta a história de doze condenados à morte que são escolhidos para uma missão suiciída nas linhas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Em troca, aqueles que sobreviverem, escapariam da forca. O DVD traz um material pobre de cenas extras, restringindo-se a trailers de cinema e um documentário especial sobre os doze condenados.Lançamento da Warner. Duração: 151 minutos.


