Nada como um barraco após o outro para levantar o ibope do concurso Miss Brasil. É em clima de saia justa que a Band exibe ao vivo hoje mais uma edição da festa, direto do Golden Room do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A transmissão começa às 22 horas, com um making of da cerimônia, seguido do desfile das candidatas.
A passarela vai receber 26 misses estaduais e uma do Distrito Federal. A representante paranaense é a modelo Patrícia Reginato, 19 anos, de Medianeira. O programa será apresentado pela Miss Brasil 97, Nayla Micherif, e convidados. A vencedora será eleita por 19 jurados. A exemplo do que tem ocorrido nos últimos anos, a versão 2005 do concurso também oferece uma celeuma para entreter a audiência.
A treta da vez envolve a carismática Grazielle Massafera, participante do programa ''Big Brother Brasil 5'' da Globo. A bela de Jacarezinho deveria estar presente hoje para entregar a faixa à terceira colocada, posição que conquistou no ano passado e que corresponde ao título de Miss Brasil Beleza Internacional.
O problema é que ao saírem da casa, os participantes do ''reality show'' da Globo ficam proibidos por contrato de participar de atrações nas emissoras concorrentes por cerca de quatro meses. Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa do evento não sabia informar se a garota participaria do espetáculo.
Segundo o coordenador do Miss Brasil, Boanerges Gaeta Júnior, a ex-Miss Paraná ''assinou contrato'' para dar o ar da graça na cerimônia muito antes de se inscrever no BBB. ''Ela está ciente disso. A Grazi vai poder subir no palco, passar a faixa e desfilar normalmente. Ela só não vai poder dar entrevistas. Caso ela não aparecer, vamos reivindicar nossos direitos na Justiça'' explicou ele ontem à tarde, por telefone, à Folha Dois.
A controvérsia está armada. Coincidentemente, foi outra participante do Big Brother Brasil que provocou rebuliço no concurso dois anos atrás. Na ocasião, a Miss Brasil Joseana de Oliveira perdeu o cetro quando descobriram que ela era casada, o que é proibido pelo regulamento. Ela ainda estava participando do programa ''BBB 3'' quando estourou o escândalo.
Em 2001, outra polêmica marcou o espetáculo com a eleição da gaúcha Juliana Borges. Segundo algumas reportagens publicadas na época, ela seria a primeira Miss Brasil da era do silicone e da lipoaspiração. Na época, a moça admitiu que teria recorrido a uma maratona de cirurgias plásticas para concorrer ao título incluindo intervenções nos seios, na orelha, nas maçãs do rosto, no maxilar, no lábio superior, nas costas e na cintura.
Muita gente botou a boca no trombone para questionar a legitimidade de transformar o corpo para participar de concursos de beleza. Antigamente, argumentaram, nem lente de contato ou tintura no cabelo eram permitidas às candidatas. Mas mesmo dando dor de cabeça aos organizadores, os quiproquós das últimas temporadas ajudaram a lançar holofotes sobre o evento, que conheceu o apogeu entre os anos 60 e 70 e entrou em declínio na década de 80.
Apesar da inegável perda de prestígio e glamour, o Miss Brasil deste ano contabilizou 20 mil inscrições, quase o dobro do registrado há cinco anos. A versão 2005 do concurso é a terceira exibida consecutivamente pela Band. A escolha do Copacabana Palace para abrigar a festa seguiu o conceito de resgatar os anos dourados da Bossa Nova. Não por acaso, a trilha sonora será executada pela banda Bossacucanova.
Nesta noite, a gaúcha Fabiane Niclotti vai passar a faixa e a coroa para a sua sucessora. A vencedora vai faturar um carro no valor de R$ 40 mil, jóias, roupas e a oportunidade de representar o Brasil no Miss Universo 2005, que acontecerá em 31 de maio em Bangkok, na Tailândia, com transmissão ao Brasil pelo canal pago TNT.
Ainda hoje, serão coroadas as novas Miss Brasil Mundo (segundo colocada) e Miss Brasil Beleza Internacional (terceira colocada), que participarão de concursos internacionais respectivamente na China e no Japão. O telespectador poderá eleger uma das dez semi-finalistas pelo telefone (11) 3153-1313 ou pelo site oficial (www.missbrasiloficial.com.br), que traz fotos e perfis das garotas.