O diretor Zelito Viana pensava há tempos em fazer um filme sobre Juscelino Kubitscheck. ''Pensei que talvez fosse interessante mostrar os três últimos dias da vida de Juscelino, em 1976'', recorda. Foi então que ele descobriu o livro de Pedro Rogério Moreira, ''Bela Noite para Voar'', que tece uma ficção em torno de fatos da presidência de Juscelino. O texto é uma ficção sobre uma tentativa de sabotagem do avião presidencial, quando Juscelino voa do Rio a São Paulo, para se encontrar com o então governador Jânio Quadros, e para Belo Horizonte - outro encontro mais prazeroso - com a Princesa, sua amante.
José de Abreu e Mariana Ximenes ganharam os papéis principais. ''Ela é uma atriz séria, aplicada'', define o diretor. Já Abreu supera sua tendência a insistir no estereótipo do gaúcho autoritário, que marca, por exemplo, o Major de ''O Menino da Porteira'', em cartaz nos cinemas.
Na concepção do diretor, o presidente é um herói brasileiro. Ousado, comprometido com a modernidade, sedutor, Juscelino e seu governo representaram a transformação. Ele não apenas construiu Brasília como durante seu governo os ventos da mudança viram nascer a bossa nova e o cinema novo. A trilha, por sinal, é um regalo, com músicas da bossa nova e até Nat King Cole - ''Fascination'' - para marcar a personagem da Princesa.
Os direitos saíram caro? ''Menos do que se pensa. Às vezes, a gente nem tenta, com medo do preço. Fiz como o Juscelino. Ousei, e deu para pagar.''
Carlos Lacerda, interpretado pelo filho do diretor, Marcos Palmeira, é outro personagem importante. ''Quando se fala em JK é difícil não cair também em Carlos Lacerda, que foi seu oponente mais duro'', explica o diretor. ''Lacerda foi um grande reacionário, mas foi também um líder civil e eu acho muito bonita a forma como o retratamos, mostrando sua relação com a mulher e a influência política que ela exerceu sobre o marido.'' No filme, ela é interpretada por Júlia Lemmertz.
Zelito assume que seu filme é despretensioso mas reconhece também que as cenas de ação poderiam ser melhores. Seu próximo projeto será um infanto-juvenil, adaptado do livro Bisabia Bisabel, de Ana Maria Miranda.

mockup