Fábio Dobbs
TV Press
Quando o diretor Jayme Monjardim viu o teste da atriz Maria Fernanda Cândido para o papel de Paola na novela ‘‘Terra Nostra’’, não teve dúvidas: ‘‘Você é a italiana que preciso!’’ Descendente de italianos – famílias Bortolacci e Malvezzi por parte de mãe e Guiraldelli pelo lado paterno – a atriz só sabia algumas expressões na língua e tinha a certeza de que precisaria estudar muito mais se quisesse ficar com o papel. ‘‘Sabia que não bastaria apenas um ‘mama mia’ ou um ‘santo Dio’’’, raciocina Maria Fernanda.
Mas o idioma era um obstáculo transponível e, sem dúvida, foi o que menos contou para que o diretor Jayme Monjardim visse na atriz o perfil para o papel. O que valeu foi mesmo a sensualidade. Um fogo que a atriz traz nos olhos azuis esverdeados e no corpo de medidas perfeitas – 92 de quadril, 90 de busto, 64 de cintura. Uma volúpia que quase pode ser saboreada como um bom prato de massa fumegante, com um molho apimentado, ‘‘all’arrabiata’’, no melhor estilo italiano.
Um prato que Maria Fernanda conhece na intimidade. ‘‘Reunir a família no almoço de domingo para comer massa sempre foi tradicional lá em casa’’, conta. A dieta, que poderia servir para contribuir com alguns quilos ao corpo da atriz, não fez diferença. Com 1,76 m de altura, Maria Fernanda consegue manter sem dificuldades os seus 66 kg. ‘‘A única coisa que faço para manter o corpo é alongamento todos os dias’’, garante.
Uma rotina que ela se acostumou desde os 14 anos, quando começou a carreira de modelo, ainda em sua cidade natal, Londrina. Foram cinco anos de fotos e desfiles com direito a passagens por Nova York e trabalhos também na Itália. Durante este tempo ela foi considerada top de linha pela agência Elite.
O glamour do mundo da moda, no entanto, durou pouco tempo. Aos 19 anos, ela largou tudo para se dedicar à faculdade de Terapia Ocupacional. Uma carreira que garantia a tranquilidade que a atriz almejava. ‘‘Sempre fui calma e não tenho muito a ver com essa sensualidade que a Paola transmite’’, acredita. Inevitável, porém, foi tentar esconder por trás de um temperamento calmo o dom para a voluptuosidade.
Uma dádiva logo percebida por Hans Donner ao assistir o programa ‘‘Ilha do Biquíni’’ que Maria Fernanda, ainda aproveitando o resquício da fama da carreira de modelo, apresentava na MTV. Assim como o diretor Jayme Monjardim, o designer das vinhetas e aberturas da Globo encontrou na atriz a mulher ideal para a abertura da novela ‘‘A Indomada’’.
O destino de Maria Fernanda estava traçado. Querendo ou não, era sensual e deveria estar na mídia. Foi quando ela acordou e decidiu aceitar o destino e investir na carreira de atriz. Fez cursos de impostação de voz e de interpretação. Logo trocou a faculdade de Terapia Ocupacional pela de Artes Cênicas e batalhou o primeiro papel na novela ‘‘Serras Azuis’’, da Band, em 1998, na pele da manicure Magali.
Foi assim, com uma novela apenas no currículo, que Maria Fernanda bateu à porta do diretor Jayme Monjardim para os testes na novela ‘‘Terra Nostra’’. Quando soube que tinha sido escalada para interpretar umas das poucas personagens realmente italianas da novela – as outras duas são a Juliana e a Eleonora, vividas por Ana Paula Arósio e Lu Grimaldi – a atriz tratou de procurar uma professora do idioma. ‘‘Passei três horas por dia estudando italiano’’, calcula.
A intensidade das aulas era para fazer um trabalho perfeito porque o básico ela já trazia de casa, com as conversas com a avó Aparecida Bortolacci, de 75 anos, e o gestual das mãos característico dos italianos. Com o principal garantido, foi só acrescentar a pimenta, para dar o ar selvagem de Paola. ‘‘Ela é uma lutadora e vai contra todos os preceitos morais’’, define.
Na verdade, Maria Fernanda está apaixonada pela personagem e pelo temperamento selvagem que ela assegura que não tem. Mas quando fala de Paola, mostra um certo brilho no olhar como se o fogo da personagem estivesse lá, adormecido por uma atriz comedida. Ela chega mesmo a ter a modéstia de não se achar bonita. ‘‘Quando acordo de manhã, olho no espelho e falo: Meu Deus o que é isso?’’, espanta-se.A atriz Maria Fernanda Cândido diz que precisou se esforçar muito para garantir o papel de Paola, na novela ‘‘Terra Nostra’’
Luiza Dantas/Carta Z NotíciasMaria Fernanda: ‘‘Não tenho muito a ver com a sensualidade que a Paola transmite’’