Jackeline Seglin
De Londrina
Genial, criativo, inovador, hostil, atormentado, apaixonado. São muitos os adjetivos que definem o compositor alemão Ludwig van Beethoven, considerado por muitos o maior gênio da música de todos os tempos. Ele é o personagem
de um espetáculo inédito no Paraná, que estréia amanhã em Londrina, em comemoração aos 45 anos da Companhia Paranaense de Energia (Copel). ‘‘Beethoven em Londrina – Um Espetáculo de Música e Palavras’’ será apresentado às 20h30, no Cine-Teatro Ouro Verde. Depois, o concerto será levado para outras cidades paranaenses, com participação dos coros da Copel de cada localidade.
O público vai assistir a uma montagem que foge ao concerto tradicional. A execução das obras do compositor serão pontuadas pelo ator Remir Trautwein, do grupo Proteu, que interpreta o personagem Beethoven. No palco, estarão 220 pessoas – entre maestro, orquestra, coros e solistas.
Os integrantes do projeto são a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), os solistas Cláudio Cruz (spalla da Orquestra Sinfônica de São Paulo), Antonio Del Claro (violoncelista), Marco Antônio de Almeida (pianista), Remir Trautwein e os corais da Copel, Igrejas Adventistas do 7º Dia de Londrina e da Vila Casone, Associação Odontológica do Norte do Paraná, UEL, Sercomtel e Unimed Londrina. A regência é do maestro Norton Morozowicz e a coordenação dos coros, de Guilherme Muller. A direção geral é de Marco Antônio de Almeida, com assistência de Maria Fernanda Coelho.
O concerto patrocinado pela Copel é realizado pela Vivarte Produções Culturais através da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura – a Lei Rouanet.
A idéia deste espetáculo é do londrinense Marco Antônio de Almeida, radicado na Alemanha. Ele conta que, para comemorar os 45 anos de fundação, a Copel solicitou da Vivarte um projeto que fosse financiado pela lei federal e, ao mesmo tempo, que valorizasse o artista paranaense e fizesse a integração entre grupos do Estado. ‘‘Imaginei tudo isso para o projeto, mas de uma forma diferente. Gosto muito de eventos multiartes e queria que esse concerto tivesse um cunho também didático’’, diz.
A inclusão de um ator na montagem vem reafirmar justamente o cunho informativo, já que é ele quem vai detalhar a vida e obra do compositor e fazer uma análise histórica de um período revolucionário. ‘‘O personagem fala dele mesmo, fala da Europa, de Napoleão Bonaparte e até da história do Brasil, com a Inconfidência Mineira. Fala do vírus da revolução no mundo e no Brasil.’’
Marco Antônio de Almeida escreveu os textos – os quais chamou de entreatos – baseado em uma pesquisa realizada no acervo da Casa de Beethoven em Bonn, na Alemanha. ‘‘Fiz uma colagem de documentos originais. É um texto simples, direto e informativo.’’ O pianista também providenciou a tradução (feita por Semiramis Luck) dos originais das três Cartas à Bem-Amada Imortal e do famoso ‘‘Testamento de Heiligenstadt’’.
A escolha de Beethoven como personagem principal deste projeto ocorreu, segundo Almeida, pelo fato de o compositor alemão ser um marco fundamental na história da música. ‘‘Beethoven não foi a ponte entre o classicismo e o romantismo. É a ponte entre tudo o que veio antes dele e depois dele.’’
Beethoven nasceu em 1770 e viveu em uma época de grandes transformações na sociedade, marcantes em toda a sua obra. Aos 15 anos, escreveu suas primeiras composições. O ano de 1805 marcou uma mudança radical em sua carreira, com a composição da Sinfonia nº 3 ‘‘Heróica’’. Foi nessa época que também apareceram os primeiros sinais de surdez do compositor. Depois disso, ele viveu uma fase de grande produção. Em 1819 já estava totalmente surdo, o que não impossibilitou que cinco anos mais tarde escrevesse sua última e mais famosa obra, a Nona Sinfonia. Beethoven morreu três anos depois.
Marco Antônio de Almeida detalha que o ator Remir Trautwein entra no concerto exatamente para explicar Beethoven, sua revolta por causa da surdez, seu temperamento forte. ‘‘Este espetáculo é informativo, bonito e, principalmente, expressivo.’’
No concerto serão executadas três obras do compositor, intercaladas com os entreatos e os textos originais de Beethoven. O público vai conferir na primeira parte a abertura de ‘‘Coriolano’’ e o ‘‘Concerto Tríplice para piano, violino, violoncelo e orquestra’’. Em seguida, ‘‘Fantasia Opus 80, para piano, orquestra e grande coro’’, obra que foi um ensaio da Nona Sinfonia. O encerramento do concerto será marcado por um duelo entre o ator e a música durante a obra ‘‘Fantasia’’. O espetáculo tem cerca de 1h40 de duração.
‘‘Beethoven em Londrina – Um Espetáculo de Música e Palavras’’. Amanhã, às 20h30, no Cine-Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85). Direção geral: Marco Antônio de Almeida. Regência: Norton Morozowicz. Realização: Vivarte Produções Culturais. Patrocínio: Copel – Lei Rouanet. Os convites serão distribuídos gratuitamente pela administração da Copel e deverão ser trocados antecipadamente na sede da empresa (Rua Chile, 10, em Londrina) ou na bilheteria do teatro.Música e palavras se misturam no espetáculo que será apresentado amanhã em Londrina e comemora os 45 anos da Copel
Josoé de CarvalhoO ator Remir Trautwein interpreta Beethoven: espetáculo multiarte tem participação de orquestra e corosArquivo FolhaMarco Antônio Almeida é o diretor geral do espetáculo

mockup