Os Beatles não só ficaram celebrizados nas próprias vozes como foram parar em orquestrações sinfônicas, de cellos, solo de guitarra e adaptados até para a sonoridade barroca. Pois bem, chegou a vez do violonista cearense Nonato Luiz render seu tributo ao quarteto com o lançamento do CD ‘‘Nonato toca Beatles – O Álbum Branco do Nonato Luiz’’, lançado pela Kuarup.
A homenagem ao quarteto inglês passa obrigatoriamente pelo célebre LP ‘‘White Album’’ e, como o original, também tem a capa branca. Porém, de ‘‘White Album’’ foram selecionadas apenas quatro faixas: ‘‘Blackbird’’, ‘‘Piggies’’, ‘‘While My Guitar Gently Weeps’’ e ‘‘Julia’’.
As demais foram recolhidas de outras fases beatlemaníacas: ‘‘And I Love Her’’, do ‘‘A Hard Days Night’’; ‘‘In My Life’’, ‘‘Michelle’’ e ‘‘Norwegian Wood’’, do ‘‘Rubber Soul’’; ‘‘Yesterday’’, do ‘‘Yesterday and Today’’; ‘‘Here, There and Everywhere’’ e ‘‘Eleanor Rigby’’, do ‘‘Revolver’’, ‘‘With a Little Help From My Friends’’, do ‘‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’’; ‘‘Let It Be’’, do ‘‘Let It Be’’; ‘‘Penny Lane’’, do ‘‘Magical Mistery Tour’’.
Para chegar às 15 músicas do disco – 13 da dupla Lennon & McCartney e duas de George Harrison – o violonista cuidou do projeto durante quase dois anos. ‘‘Foi uma trabalheira muito grande’’, confessa. Especialmente nas transcrições para o instrumento. ‘‘A maior dificuldade é pegar uma música não violonística e fazê-la ficar violonística’’.
Depois de chegar a um acordo consigo mesmo sobre as ‘‘canções que mais me bateram no coração e na sensibilidade’’, praticamente criou uma nova obra a partir da original, dando a sua visão. Esse processo levou cerca de oito meses. Quando entrou no estúdio sabia exatamente o que queria: gravou aos poucos, ‘‘sem pressa, muito relax, com muito carinho. Isso passa no disco’’, afirma.
Um dos três mais importantes violonistas brasileiros no exterior – ao lado de Baden Powell e Sebastião Tapajós –, Nonato Luiz confessa sua paixão pelos Beatles: ‘‘Mesmo 30 anos depois da separação, quem não gosta deles? Eles marcaram muito a minha vida’’. Na discografia do artista constam um CD apenas com a obra de Milton Nascimento, outro com a obra de Luiz Gonzaga e um terceiro de serestas brasileiras. Para o futuro a idéia é render a mesma homenagem a Caetano Veloso.
• ‘‘Nonato Toca Beatles – O Álbum Branco do Nonato Luiz’’. O violonista reúne em CD 15 canções dos Beatles. Lançamento da gravadora Kuarup, que aceita pedidos do público através da Internet – www.kuarup.com.br; e-mail [email protected] –, ou pelos telefones (21) 220-1623 ou (21) 220-1017.

mockup