Linn da Quebrada, "Linda" ou "Linda Que Brada", como definiu o apresentador Tadeu Schmidt, deixou neste domingo (10) o BBB22 com 77,6% dos votos.

Linn sai, mas a impressão que fica é que o programa também perde uma de suas melhores jogadoras, era ela quem articulava as coisas para o lado dos' pipocas' e sua saída deixa uma lacuna não só pelo jogo,mas pela personalidade da cantora que foi marcante no BBB22. Jessi, Natália e Eli ficam agora sem direção.

A lição que Linn deixa é a da reivindicação do respeito. Não foi nada fácil para uma travesti participar de um programa nacional onde se tornou alvo de atenções e distorções. Ela exigiu que fosse tratada pelo pronome ELA, quando os colegas erravam e falavam ELE. Num país machista, a orientação sexual está longe de cativar respeito, mas cativa ironias.

Mas sua passagem decerto será lembrada nesta edição dentro da história do reality como uma atuação corajosa em todos os sentidos. Linn não reivindica respeito apenas na linguagem, ela reivindica com o corpo todo, o tempo todo, inclusive nas suas tatuagens onde estão inscritos seus conflitos e suas vitórias.

Eli obteve 15,66% dos votos e Gustavo 15,66% numa daquelas eliminações sobre a qual gente fica perguntando: "por que Linn?"

Dentro de algumas semanas conheceremos o vencedor do BBB22. Mas Linn, de alguma forma, sai também vencedora, muito convicta de sua situação e de sua luta pessoal e coletiva.

E agora? Para quem vcs continuam torcendo?

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link