Por uma razão difícil de explicar pela lógica da empatia, Arthur Aguiar continua no BBB22 e poderá ser o grande campeão desta edição.

Quem saiu neste domingo ( 24), foi Eliezer com 65,76% dos votos. Se pensarmos em simpatia para com os colegas e o próprio público, Eli e DG têm muito mais a ensinar a Arthur do que o contrário. Mas o público preferiu tirar Eli, aquele típico participante "gente boa", e dar mais uma chance a quem teve sim cabeça para o jogo, mas como lição de vida, tolerância ou boa convivência nos relacionamentos não deixa muita coisa. Mas como ele mesmo diz que "aprendeu com os erros", não custa acreditar, mesmo porque estamos falando de empatia.

Ainda no sábado de carnaval, divertindo-se na Marquês de Sapucaí, Pedro Scooby foi lembrado pelo coração gigante que relevou no BBB22. Se ele não ganhou R$ 1, 5 milhão, ganhou milhares de admiradores que identificaram e reconhecem sua solidariedade com os amigos e até desconhecidos.

É que o reality, para muito além dos prêmios ou estratégias, revela personalidades e tipos de caráter através da parceria ou do individualismo, das somas ou das cobranças, da generosidade ou da mesquinharia, como em qualquer grupo humano.

Arthur, DG e Eli participaram do penúltimo paredão do BBB22
Arthur, DG e Eli participaram do penúltimo paredão do BBB22 | Foto: Globo/ Divulgação

Muito se diz que a gente cresce e passa a se conhecer melhor quando se relaciona com os outros. É verdade. Só nos relacionando mostramos nossa alegria, tristeza, certezas ou inseguranças. O confinamento do BBB é um tipo de laboratório de comportamento em grupo que revela tudo isso.

Assim, quem dá o melhor de si como pessoa, pode não ser o melhor jogador que permanece até o fim, às vezes com atitudes bem questionáveis. Desta vez, Arthur teve 21,15% da votação e DG apenas 13,09 % e eles continuam.

Agora, é aguardar o paredão final para ver que tipo de surpresa ou previsibilidade ele trará. Só no fim de tudo, o julgamento - que parte diretamente do público - definirá quem será o vencedor e quias qualidades ou defeitos são capazes de fazer um campeão neste tipo de desafio.

Afinal, o BBB não é um jogo de "bondades". Mas às vezes também parece um jogo não só de estratégias, mas de equívocos que, no fim, valem muito dinheiro.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link