Desde que adotou comportamentos divergentes daquilo que se espera de um personagem "bonzinho", tolerante com as causas sociais e os colegas, entrando numa provocação que não deixa de ser parte de um universo de construção e desconstrução de imagens, Karol Conká ganhou inimigos dentro e fora do BBB 21.

O jogo sempre se valeu dos antagonismos para atrair audiência. É fato que em todas as edições existem os queridinhos e os vilões. Desta vez, coube à rapper Karol Conká, paranaense de Curitiba, o papel de estimular o fio de tensão que deve envolver o programa e manter o público ligado não só nas emoções que rolam dentro da Casa, como em suas próprias emoções. O reality tem exatamente este objetivo, trazer para o real uma situação psicológica que rola entre quatro paredes na verdade bem transparentes e que expõem tudo, das emoções às vísceras de seus participantes. No BBB, o olho "do grande irmão" é na verdade o grande olho do público, muito além das câmeras.

Karol, com seu comportamento, deu uma ajuda e tanto à construção de uma personagem antipática, mas com a mesma firmeza com que canta o hit "A Preta É Braba" (confira no fim da matéria). Das tretas com Juliette Freire , nordestina que foi alvo de preconceitos por parte da rapper, à atitude com Lucas Penteado, a quem desafiou por sua crença em Deus, a ponto do brother deixar a Casa antes da hora por insegurança e humilhação. A partir desses episódios,a desconstrução da imagem de Karol Conká foi rápida, tendendo à ruína, principalmente quando famosos começaram criticá-la confrontando suas atitudes também nas redes.

A cantora Ludmila foi enfática: " Faço questão de fazer um mutirão para ela sair." Jojo Todynho também se manifestou chegando a exigir de Boninho que tomasse uma atitude em relação à cantora. Depois, de Annita a Neymar, sucederam-se críticas e uma avalanche de raiva, bem ao gosto do BBB, começou a cair sobre Karol, de um jeito muito difícil dela se segurar.

Karol Conká: muitos apostam na sua saída do BBB 21 nesta terça-feira. Será?
Karol Conká: muitos apostam na sua saída do BBB 21 nesta terça-feira. Será? | Foto: Fábio Rocha/ Globo/ Divulgação

Na vida real, Karol já começou a sentir o peso de ser hostil e hostilizada. Seus contratos, como artista, começaram a ser cancelados na mesma velocidade com que os colegas e o público a cancelavam, dia após dia. Karol já foi suspensa do Festival Rec-Beat, o material gravado com ela não será exibido no evento, e também teve suspensa sua participação no Festival Rock The Mountain. O canal GNT também já anunciou sua suspensão no programa "Prazer, Feminino."

Neymar , há menos de 24 horas, depois de estimular publicamente sua torcida pela eliminação de Karol, com uma alta porcentagem de rejeição, voltou atrás e declarou: "depois disso, nós vamos deixar a coleguinha em paz, viver sua vida outra vez, fechou?" Tudo indica que o craque percebeu o estrago que uma crítica no auge da fervura pode fazer na vida de uma celebridade. O que ele fez se chama "bate e assopra", situação tão típica do jogo quanto da vida real, quando alguém sabe que pisou na bola e acaba despindo a roupa de juiz para vestir a de conciliador. Emoções humanas que podem ser boas ou ruins e que têm o poder de acabar com as chances de alguém, quando o linchamento atinge o nível máximo.

O que não podemos esquecer é que o BBB estimula a criação de personagens ou de personas exibindo o que vai debaixo dos panos e dos brincos . Agora, o futuro de Karol Conká vai depender da desconstrução do que ela mesma construiu para fazer antagonismo aos "anjos do BBB". Mas fora da Casa, seu inferno particular pode ser mais quente que um paredão de simulações.

E,então, já estão apertado a tecla para o voto? Ou vão dar mais uma chance pra Karol.

Assistam aqui ao clipe oficial de "A Preta é Braba", hit de Karol Conká.

* Texto em atualização