O grupo Batucar estreia nesta sexta-feira (24) seu segundo espetáculo musical em Maringá, "Arritmia". Serão seis apresentações gratuitas - dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 1 e 2 de junho, sempre às 20 horas na A Toca Espaço Cultural. O grupo que faz percussão com instrumentos não convencionais tem como proposta ressignificar sons e objetos.

O projeto foi idealizado pelo músico, professor e performer Fernando Ponce, que também tem a função de diretor e intérprete nesse espetáculo viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti. Ele está ao lado de Ana Moraes e Nadji Vieira, além de contar com a participação especial do DJ e produtor musical Iraquitan Fagundes, responsável pela discotecagem.

Segundo o dicionário, arritmia é uma alteração anormal no ritmo e na velocidade dos batimentos cardíacos. Para o diretor, aderir a esse nome para o projeto diz respeito ao desejo de criar uma obra que fuja ao convencionalmente criado na cidade quando se fala em concertos e shows.

O discurso do espetáculo tem como finalidade utilizar a música para representar o coração, mas com uma frequência cardíaca anormal, seja irregular, acelerada ou muito lenta, se opondo

ao “pulso” que geralmente as músicas seguem. “Nesse caso, podemos criar uma analogia de que a música eletrônica é o fio condutor do espetáculo, representando o coração e o pulso. E esse, no decorrer do espetáculo, tem interferências rítmicas dos instrumentos percussivos não convencionais, criando assim frases rítmicas que se entrecruzam”, explica o diretor.

Ponce estuda música desde os oito anos de idade. Fez aulas de bateria, percussão erudita, rudimentar e canto coral. Nesse trabalho, o cenário e os instrumentos são barris de plástico, caixas d’água e barris de lata, escolhidos pelo timbre, pela estética e pelas diferentes possibilidades cênicas e sonoras. (com informações da assessoria)

Serviço:

Espetáculo “Arritmia”, do Grupo Batucar

Dias 24, 25, 26 e 31 de maio; 01º e 02 de junho

Sempre às 20h nA Toca Espaço Cultural

Classificação Livre

Entrada gratuita

Produzido com verba de Incentivo à Cultura, Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020, Prêmio Aniceto Matti

Instagram do grupo (@grupobatucar).