"Batucar e cantar, é só começar"
Eduardo Souza (Duda) fala de suas experiências nos anos de escola
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de março de 2019
Eduardo Souza (Duda) fala de suas experiências nos anos de escola
Walkiria Vieira 
O londrinense Eduardo de Souza, 38 anos, é professor de bateria e percussão. A música o completa e integra sua identidade. Tanto que é a percussão está presente até em seu endereço eletrônico, reforçando o vínculo. "Dou aula para crianças a partir de oito anos". Integrante do grupo carnavalesco Bloco Bafo Quente e da banda Mama Quilla, Duda Souza, é muito amado entre amigos e alunos. Ainda menino, na escola, chegou a pensar que seria um atleta profissional e se via nas Artes Marciais. Mas a Arte da música falou mais alto - para felicidade daqueles que se espelham em seu trabalho e aprendem com ele. Aos 17 anos, Duda ganhou seu primeiro atabaque e começou a fazer aulas com o professor Gilson Corsaletti.

Aos 21, Souza já dividia seus conhecimentos. "Dava aula de graça. Era uma forma de rever o que aprendi, peguei gosto e naturalmente houve uma procura e então passei a lecionar em escola." Tamborim, cuíca, atabaque e surdo estão entre os instrumentos que as pessoas desejam aprender com Duda. "Pandeiro também, símbolo nosso da MPB. Do ponto de vista do mestre, batucar e cantar, é só começar. "Não há limite de idade para aprender, basta vontade. Atualmente, Há um ano, Duda mora em Garopaba, Santa Catarina. “Mas venho à Londrina para fazer shows”.
O que você mais gostava de fazer na escola quando criança?
Eu gostava muito de jogar bola e pingue pongue nas horas vagas na escola.
Qual a melhor lembrança desse período de escola?
As melhores lembranças são das boas amizades que fiz nesse período. Eu morava na avenida maringá e meus amigos do bairro estudavam no mesmo colégio.
Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos?
A matéria que mais gostava era Educação Física. A que menos gostava, Matemática. Mas meus pais sempre foram muito presentes nos estudos e a minha mãe era a mais rígida.
O que você gostava de comer na hora do recreio?
Eu gostava de comer frutas e pão de queijo.
Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?
Já levei bronca uma vez , eu e alguns amigos pulamos o muro da escola para assistir o jogo do Brasil.
Suas notas eram boas? Qual a disciplina que ia melhor?
Minhas notas eram boas e Educação Física e Educação Artística eram as matérias que mais gostava.
Já gostava de bateria quando criança?
Eu já gostava muito de percussão. Minha mãe sempre colocava samba para escutarmos.
E quando criança, imaginava que teria essa profissão?
Não imaginava que teria essa profissão, eu imaginava que seria atleta .
Quem eram seus ídolos nessa época?
Meu ídolo era o Bruce Lee , eu amava artes marciais e assistia a todos os seus filmes . Treinei Kung Fu e Capoeira por um bom tempo.


