Faltando poucos dias para o Carnaval 2023, o aquece para a folia agitou o final de semana em Londrina. Dezenas de ritmistas que integram baterias universitárias da cidade aproveitaram os últimos dias para realizar os últimos ensaios carnavalescos. Outros participaram de apresentações que mostraram para o público londrinense um aperitivo do que vem por aí.

Leia mais: Carnaval: saiba como cada signo vai curtir a folia

“As baterias universitárias são derivadas das escolas de samba tradicionais, com os mesmos instrumentos e o mesmo princípio, que é levar adiante a cultura do samba. No nosso caso, esses aspectos culturais que são tão ricos são levados tanto para a comunidade universitária, através dos ensaios, quanto para o público externo, por meio das apresentações”, explica Tawane Arduan, estudante do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e presidente da bateria universitária Lolloteria.

Lolloteria no ensaio no New York Lounge:  formada por estudantes de vários cursos UEL
Lolloteria no ensaio no New York Lounge: formada por estudantes de vários cursos UEL | Foto: Sérgio Ranalli

Ela explica que o grupo foi criado em 2015 e reúne atualmente cerca de 30 ritmistas. “Todos são estudantes da UEL, alguns são do curso de Farmácia e outros da área de exatas, como Matemática, Geografia, Física e Química”, esclarece. “Além de seguir o propósito de levar a cultura do samba para a comunidade acadêmica, participar das baterias universitárias acaba servindo como um momento de desestresse das atividades da faculdade, conforme ressalta Maria Eduarda Cunto Moreira da Silva, estudante do curso de Farmácia da UEL que atualmente toca surdo na Lolloteria e atua como diretora de comunicação das redes sociais da bateria da qual faz parte desde setembro de 2022. "Os ensaios são ótimos e através deles a gente acaba fazendo amizades com integrantes de outros cursos. Também conhecendo muita gente de fora da nossa bolha nos muitos eventos em que somos convidados para tocar, como festas, formaturas e até casamentos". Ela e outros integrantes da Lolloteria realizaram o último ensaio antes do Carnaval na tarde de domingo (12), na boate New York Lounge, onde têm apresentação agendada para o dia 20. “Geralmente a receptividade do público é bem grande, pois tocamos vários ritmos adaptados ao samba, incluindo sucessos do rock, da MPB e funk”, salienta Maria Eduarda.

MOVIMENTO CRESCENTE

“Nesse período de Carnaval aumenta bastante o cronograma de atividades das baterias universitárias de Londrina. Isso vem acontecendo de forma mais intensa nos últimos cinco anos. Temos percebido um interesse maior do público de Londrina em torno do Carnaval desde 2018", afirma o estudante de Administração da UEL João Pedro de Cara Ribeiro, atual presidente da bateria universitária Tubatuque, criada há 17 anos por estudantes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da UEL.

Tubatuque: bateria formada por universitários esquentou o pré-carnaval no shopping neste domingo
Tubatuque: bateria formada por universitários esquentou o pré-carnaval no shopping neste domingo | Foto: Londrina Norte Shopping/ Divulgação

O grupo presidido por ele participou no início da noite de domingo (12) da grade de apresentações do pré-carnaval do Londrina Norte Shopping, que reuniu vários grupos da cidade, entre eles o Curingas do Samba e o Bloco do Bafo Quente, que tocou no sábado (11). “Gosto muito de Carnaval. É muito bom saber que a gente não precisa sair da cidade para cair na folia”, elogiou a cabeleireira Fátima Bonfim Pereira enquanto assistia a apresentação da bateria universitária que se apresentou na praça de alimentação do empreendimento localizado na zona norte da cidade. “Pelo tanto de festas programadas para acontecer em Londrina no próximo final de semana, acho que teremos um dos Carnavais mais animados dos últimos anos na cidade”, enfatizou o técnico de informática Josué Campos Ferreira.

O Bloco do Bafo Quente no 'esquenta' do Londrina Norte Shopping
O Bloco do Bafo Quente no 'esquenta' do Londrina Norte Shopping | Foto: Londrina Norte Shopping/ Divulgação

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.