Uma Barbie que acompanhou as transformações do mundo e reconhece o papel e a versatilidade da mulher, essa é expectativa de muitas adolescentes que aguardam ansiosamente o filme que estreia nesta quinta-feira (20), com pré-estreia prevista desde o primeiro minuto do dia em várias salas de Londrina.

A boneca que já representou o feminino vaidoso, coquete e até superficial, foi criada há 64 anos mas, hoje, sua função no cinema é também a de apontar para as mulheres contemporâneas. Uma sacada e tanto da diretora Greta Gerwig.

LEIA MAIS:

Barbie ressurge feminista no cinema e mostra a celulite

Estreia da Barbie terá salas lotadas em Londrina

Para a estudante Ana Paula de Aquino Fonseca, 15 anos, a atualização é uma das referências que a personagem traz: "São diferentes gerações que se encantaram pela boneca e eu a considero inspiradora para todas as mulheres porque ela ensina muitas coisas", aponta.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Ana Paula relaciona as tantas profissões que Barbie valoriza desde a sua criação. "A Barbie foi criada para inspirar meninas a entenderem que podem fazer o que quiserem. Tanto é que sua mensagem é 'você pode ser o que quiser' e isso gera identificação e força."

Para Ana Paula e suas amigas, Barbie não é apenas uma boneca bonita e elegante, mas aponta para o empoderamento da mulher. "A Barbie traz muitas referências de beleza e biotipo para que as mulheres se valorizem".

Nesta semana, Ana Paula fez 15 anos e um dos presentes de aniversário foi uma Barbie. Uma Barbie clássica e que pode ser reinventada, assim como todas as pessoas e mulheres.

Na estreia, Ana Paula e um grupo de amigos estará diante da telona para acompanhar como ficou essa versão. E todos irão produzidos nas cores em homenagem à estrela. Os meninos entram na brincadeira, uns avisam que estarão de terno ou inspirados nos looks de Ken durante as gravações. "Vamos na sessão de estreia das 18h30. Conseguimos um bom lugar, mas quando fui comprar já estava com 1/3 vendido".

A estudante afirma que preferiu não ver muitos traillers do filme, mas aposta: "Um filme revolucionário com uma personagem tão icônica como a Barbie e atores que agradam em cheio o público como Ryan Gosling e Margot Robbie", pensa. Um outro aspecto abordado por Ana Paula a respeito da Barbie é sua postura otimista. "A visão da Barbie serve de inspiração . Ela é feliz, gosta de brincar, enxerga o lado bom das coisas, enxerga a diversidade e ela é legal até com as pessoas que não gostam dela".

Ana Paula de Aquino Fonseca, 15 anos, na "caixa da Barbie" criada como mais um apelo para a estreia do filme em Londrina
Ana Paula de Aquino Fonseca, 15 anos, na "caixa da Barbie" criada como mais um apelo para a estreia do filme em Londrina | Foto: Walkiria Vieira

PRÉ-ESTREIA ESGOTADA

É de impressionar a expectativa do público para assistir ao filme Barbie, programado para ser exibido nesta quinta-feira (20). As salas de cinema em Londrina contam com grande prestígio desde a abertura das bilheterias e a pré-estreia, à meia-noite e um, deste dia 20 de julho, já conta com mais 850 ingressos vendidos.

De acordo com a gerente do cinema Multiplex Catuaí Shopping Londrina, Andreia Sola, das sete salas, quatro já estão programadas para exibir Barbie na pré-estreia. E nos próximos dias, a procura segue. "Uma semana antes a oferta para a pré-estreia esgotou", celebra.

Sola considera um momento positivo. "Considerando sobretudo o que vivemos no período da pandemia. Ainda ouço muitos clientes que admitem estarem voltando ao cienma só este ano", divide.

Produzida literalmente como manda o figurino, Sola alegra-se também em observar a vibração dos frequentadores do shopping, ávidos por observar a movimentação que a produção cinematográfica está promovendo. "De 20 a 26 de julho, as 14 sessões oferecidas desde às 18 horas estão com todos os dias completos".

ONDA ROSA NAS VITRINES

Redes de fast-food com molho cor de rosa. Drinks com a cor rosa para celebrar o filme da boneca mais famosa do mundo. O clima também pode ser observado nas vitrines. De doces a roupas, os tons de rosa - do bebê ao pink - dão o tom, entram em comunhão com o cinema e contagiam shoppings e o comércio de rua em Londrina.

Nos dias que antecederam a estreia, o merchandising em torno da produção foi capaz de medir o interesse do público. A presença das famílias diante da caixa da Barbie é uma demonstração da popularidade da boneca que tem o cor de rosa como marca de sua identidade. A caixa permite que uma ou mais pessoas entrem nela e também na personagem. "O que desperta esse grande interesse é a alegria do universo da Barbie", diz Sola.

A gerente do cinema conta também que as salas com mais serviços e conforto foram as primeiras a serem ocupadas em sua totalidade. "Um interesse muito grande pela versão legendada".

Sobre a própria produção e o ânimo das pessoas em irem à sessão de cinema com a cor rosa, Sola considera uma verdadeira manifestação de alegria. "No Homem-Aranha também foi assim e nesse caso da Barbie, notamos como o público feminino arrasta o masculino e eles também entram na brincadeira".