O Barbatuques, banda que toca da cabeça aos pés, figurando entre os melhores da música corporal e da percussão no Brasil, está lançando o Songbook Barbatuques Volume 1, que apresenta 12 músicas do seu repertório autoral, transcritas e cifradas, por Carlos Bauzys e pelo próprio grupo. A edição foi feita em homenagem a Fernando Barba (in memoriam), que fundou o grupo, e está disponível em livro e na versão digital.

Além de trazer partituras detalhadas de sucessos do grupo, o livro reúne um rico material sobre a gênesis da música corporal, com depoimentos variados e explicações detalhadas sobre técnicas de sons corporais. A introdução foi assinada pela irmã do Barba, Renata Ferraz Torrez.

Diretor musical, maestro e músico, Carlos Bauzys, colabora com o grupo há anos e conta mais sobre. “Tive o grande prazer de transcrever as músicas destes gênios que são os integrantes do Barbatuques e muitas do querido Fernando Barba. Este songbook era um sonho dele também e eu fico muito feliz de ter participado. As músicas foram todas escritas em grades, ou seja, todas as linhas que eles mesmo fazem, tanto vocais quanto de percussão corporal. Então é um prato cheio para regentes, corais, escolas, músicos e todo mundo que quiser estudar a música corporal. Pra mim e para o Barbatuques isso tem um significado muito lindo, que é passar este legado pra frente, esta música maravilhosa que o grupo faz, que ela possa se expandir ainda mais e influenciar muito mais músicos, como eu”.

Os 12 temas selecionados para este primeiro volume do songbook são: Ayú, Baianá, Baião Destemperado, Barbapapa’s Groove, Cromossom, Do Mangue a Manga, Êh Êh!, Kererê, Sete, Skamenco, Só + 1 Pouquinho e Tum Pá.

O trabalho do Barbatuques já é pauta e conteúdo em atividades pedagógicas e em uma série de livros didáticos, que vão do infantil ao médio, tanto no ensino público como no particular. O álbum digital, em edição independente, está à venda no site da Amazon.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link