Tudo corria às mil maravilhas na organização do ‘‘Rock in Rio 3’’. No final da semana passada, porém, o grupo carioca O Rappa surpreendeu a todos anunciando que se retiraria do festival sob a alegação de que a produção descumpriu o trato de que eles tocariam à noite.
O que parecia uma decisão isolada, provocou um ‘‘arrastão’’ no elenco nacional do evento. Na terça-feira, mais cinco bandas deixaram o festival, programado para janeiro do ano que vem no Rio de Janeiro. Raimundos, Jota Quest, Charlie Brown Jr., Skank e Cidade Negra se juntaram a O Rappa queixando-se da falta de atenção dos produtores, que estariam priorizando as atrações internacionais.
Outros artistas, como a cantora Fernanda Abreu e a banda Barão Vermelho, ameaçavam ampliar o racha na quarta-feira. Até ontem, com exceção dos Raimundos, o site oficial do ‘‘Rock in Rio’’ (www.rockinrio.americaonline.com.br) mantinha os nomes dos dissidentes, o que indica que as conversas já iniciadas entre os organizadores e os empresários da banda poderiam reverter a crise.
Além deles, a escalação brasileira para o palco principal do festival inclui outra bandas, entre elas Pato Fu, Ira!, Ultraje a Rigor, Pavilhão 9 e kid Abelha. Mas se o clima anda pesado entre as atrações locais, o mesmo não ocorre em relação aos artistas gringos, cuja lista – até agora sem desistências – estaria para ser completada com mais dois nomes até o final desta semana.
Por enquanto, estão confirmados Guns N’ Roses, Neil Young, R.E.M, Iron Maiden, James Taylor, Beck, Britney Spears, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighers, Sting, Sheryl Crow, Deftons, Dave Matthews Band, Five, N’Sync, Silverchair, Queens of Stone Age, Rob Halford e Aaron Carter. Para as duas vagas restantes disputam nomes como Oasis, Metallica e Matchbox 20.
Além do Palco Mundo, o principal, vários shows estarão ocorrendo simultaneamente em palcos menores durante a programação. A Tenda Eletro vai abrigar DJs daqui e de fora, a Tenda Raízes será dedicada à chamada música étnica (também conhecida como world music) e a Tenda Brasil reunirá 49 atrações locais incluindo nomes como Arnaldo Antunes, Otto, Nação Zumbi, Autoramas, Relespública, Los Hermanos, Rumbora e Plebe Rude.
O ‘‘Rock in Rio 3’’ será realizado de 12 a 14 e de 18 a 21 de janeiro. O evento vai ocupar um complexo batizado de Cidade do Rock, localizado em Jacarepaguá, na Barra da Tijuca. Os ingresos custam R$ 35,00 por noite e começam a ser vendidos no próximo dia 10 nas agências do Banco Itaú e no site da america online. Em Londrina, uma excursão está sendo organizado ao preço de R$ 350,00 incluindo passagens de ônibus dois andares e hotel quatro estrelas na Praia do Flamengo, café da manhã e cerveja. Mais informações na homepage http://www.sdweb.com.br/rock ou pelo e-mail: [email protected].