Banda Uganga mostra a potência do crossover mineiro em Londrina
Na voz de Manu Joker (ex-Sarcófago), grupo costura hardcore, thrash metal e grooves com cara brasileira
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Na voz de Manu Joker (ex-Sarcófago), grupo costura hardcore, thrash metal e grooves com cara brasileira
Da Redação 

Desprendido de rótulos, sem medo de fusionar elementos e tendo como emblema a liberdade e ebulição criativa, o experiente grupo Uganga (MG) abre sua caixa de ferramentas crossover em Londrina neste sábado (12).
Com mais de três décadas galgadas no rock independente, os mineiros trazem o show de lançamento do 7º álbum de estúdio - “Ganeshu” (2025) - ao palco do Rocha’s Bar (rua João Pessoa, 50-A, Centro). A casa abre às 20h e os shows iniciam às 22h, tendo como atração de abertura a banda paranaense de thrash/death metal Ufrat, de Ivaiporã.
Os ingressos estão sendo vendidos a partir de R$25 (saiba mais abaixo). Além dos shows, haverá discotecagem especial com Manu Joker, vocalista do Uganga, que comandará o som da pista com temas dos anos 80/90 e outras surpresas.
Originário do Triângulo Mineiro, tradicional berço de inúmeras bandas importantes, o Uganga é um dos nomes mais longevos, relevantes e ativos da atual cena pesada sudestina. Foi fundado pelo vocalista Manu Joker, que nos anos 80 tocou bateria no Sarcófago (MG), grupo pioneiro do metal extremo brasileiro e reverenciado internacionalmente, com quem gravou o clássico disco Rotting (1989).
Em lapidação constante, a banda forjou sua própria identidade ao longo dos anos, construindo um amálgama autêntico que equaliza peso, arrojo criativo, velocidade, grooves versáteis, melodias e vocais com letras fortes cantadas em português. A betoneira musical dá giro à essência hardcore e thrash metal, alicerces desde o surgimento da banda, mesclando ecos da velha escola e arranjos modernos. Nos entrecortes, cabem levadas mais lentas e densas, além de piques na esteira do rap e até pitadas de dub.
CRUEZA NAS LETRAS
A atmosfera libertária sonora também dá asas às mensagens das canções. Estão na paleta as tonalidades de crueza da realidade brasileira, discrepâncias sociais, vilipêndio ambiental, guerras reais e morais, ganância, degradação e egoísmo humano, com narrativas claras, sem máscaras ou pretensos vernizes retóricos.
Muitas das abordagens também são visões reflexivas focadas em resistências, desilusões, esperanças, poder de escolha, pertencimento e outras incursões, passando por referências a orixás e elementos culturais brasileiros. Os balaços verbais, ao mesmo tempo raivosos e conscientes, reverberam como desafogos externados com fluidez poética orgânica.
Tendo renovado ciclos em diferentes momentos, atualmente o quarteto é formado por Manu Joker (vocal), Vinícius Luz (guitarra), Igor Wallace (baixo) e Juninho Silva (bateria).
'COM A FACA NOS DENTES'
O vocalista Manu Joker contou que a banda está “com a faca nos dentes” para tocar pela primeira vez em Londrina. A estreia ocorrerá apenas dois meses após o lançamento do 7º álbum de estúdio, “Ganeshu”, que saiu em maio deste ano. “Sei que rola uma cena underground muito forte em Londrina, da qual sempre ouvi falar, e estamos muito animados em levar o material do “Ganeshu” para todos vocês. Vivemos uma época de banda bastante positiva, com nova formação e um álbum do qual nos orgulhamos muito. Não consigo pensar em um momento melhor para levar o Uganga até Londrina”, relatou.
O grupo já pisou em todas as regiões do país, lançou sete discos de inéditas e dois trabalhos ao vivo, um deles gravado na Alemanha, além de singles, demos e participações em coletâneas e tributos. No exterior, fez duas turnês europeias, tocando em 14 países. “Agora, queremos viajar pelo Brasil divulgando o novo álbum e temos planos de voltar à Europa pela terceira vez. Quem sabe ainda fazer uma turnê pela América Latina. Estamos prontos para a estrada”, projetou Manu Joker.
O ÁLBUM 'GANESHU'
O disco foi lançado nas plataformas digitais em 9 de maio, conta com dez faixas e menos de meia hora de duração. “Este é um trabalho com forte presença, que considero direto, brutal e ao mesmo tempo experimental. É o Uganga de sempre, porém com novos traços nessa atual versão. Nós fazemos o que gostamos sem nunca abrir mão da nossa verdade musical. Não interessa qual o hype da vez, a tendência ou o que for. Tocamos crossover livre, com cheiro de coturno, incenso e ganja”, disse.
O lançamento de “Ganeshu” vem acompanhado de três videoclipes, dos quais dois já estão circulando, das músicas “Confesso” e “Tem Fogo”, além de um documentário. Desenvolvida por Artur Fontenelle, que já tinha colaborado com o Uganga no disco “Libre!” (2022), a arte do disco tem ilustração que representa uma figura que funde as entidades Exu, do candomblé/umbanda, e Ganesha, do hinduísmo.
UFRAT
A banda de thrash/death metal de Ivaiporã, formada em 2009, abre o show do Uganga no sábado (12). Eles têm três discos lançados - Welcome to Reality (2014), Global Devastation (2016) e Involution (2019) – e as letras abordam temas filosóficos, políticos e sociais.
Ingressos - A entrada antecipada para o show custa R$25 no pix (sem taxa) - pagamento para a chave [email protected] . O comprovante deve ser enviado, via DM, para o Instagram @rochasrock ou para o WhatsApp (43) 98411-4054. Pela plataforma on-line Sympla o valor é igual (mais taxa). Na portaria custará R$30. Não é permitido o acesso de menores de 18 anos no recinto.
* Com assessoria.
SERVIÇO
Show com Uganga (MG) e Ufrat (PR) em Londrina
Quando: sábado (12)
Onde: Rocha’s Bar – Rua João Pessoa, 50-A, entre rua Quintino e Avenida Juscelino Kubitschek (JK)
Horário: bar aberto às 20h / shows a partir das 22h
Ingressos: R$25 antecipado (sem taxa) para o pix [email protected] / Na plataforma Sympla R$25 (com taxa). Na hora do evento: R$30


