Em atividade há 166 anos, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Paraná se programou para realizar duas apresentações em Londrina. Na sexta-feira (26), o evento é na Concha Acústica, às 19 horas. No sábado (27), no Espaço Villa Rica, às 20 horas. A entrada é a doação de um litro de leite.

Os músicos que compõem a banda são militares da ativa e, para a corporação, manter a unidade há tanto tempo tem um propósito. De acordo com o Capitão Elizeu da Silva e também maestro da Banda Sinfônica, todas as aparições públicas são de caráter filantrópico. A mais recente foi em razão do aniversário de Jacarezinho, que comemorou em 2023 seus 23 anos de emancipação.

A banda é formada por 60 músicos. "Em Londrina, serão 24 integrantes. Não podemos levar todos porque os músicos conciliam a orquestra com o trabalho", lembra. O oficial também destaca que a banda da polícia é a mais antiga unidade dentro da PMPR. "A polícia foi criada em 1854 e a banda em 1857".

O Capitão e Maestro é também o membro com mais tempo na banda. São 30 anos. E o mais novo está há nove dividindo o trabalho de segurança e proteção à comunidade com a arte. "A questão do baixo efetivo é uma realidade. O músico tem ensaios diários, viagens e sua atividade principal, nas ruas", observa.

O repertório das apresentações é bem variado e, de acordo com o maestro, a ideia é agradar a todos. Canções populares como "Isto Aqui, o Que É?", "Seu amor ainda é tudo", "Nuvem de Lágrimas" e "Con te Partirò" , compõem a lista.

O fardamento operacional é o mesmo usado nas apresentações artísticas e o maestro comenta que o público infantil fica bastante encantado com o a presença dos militares uniformizados de modo habitual e empunhando os seus instrumentos musicais. "As crianças sempre se expressam com alegria".

SERVIÇO

Concerto da Banda Sinfônica do Polícia Militar do Paraná

Quando: sexta, (26) na Concha Acústica às 19 horas.

sábado (27) no Espaço Villa Rica, às 20 horas

Valor: 1 litro de leite

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link