Iniciativa criada há mais de dez anos com o objetivo de fomentar a produção de música autoral em Londrina e região, o Projeto Banda Nova Funcart divulgou a lista de bandas e artistas solos selecionados em sua 13ª edição. Seis propostas inscritas no edital 2021 foram contempladas: Chá de Girassol, Clara Striquer, Rua do Jazz, Sala de Estar, Samuel Amaro, Valter e Cambojan. Além de oferecer ferramentas de divulgação dos trabalhos dos grupos escolhidos, serão promovidas quatro oficinas formativas voltadas para o aprimoramento do uso de tecnologias digitais, entre outros temas.

O edital 2021 do Projeto Banda Nova Funcart recebeu 32 inscrições. Fizeram parte dos critérios estabelecidos para participar do processo seletivo o ineditismo no projeto e a originalidade nas propostas. Neste ano, houve uma redução de dez para seis projetos aprovados em relação ao edital anterior. Isso ocorreu devido a uma reformulação orçamentária prevista no edital do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) destinado propostas da categoria Circulação Livre - e que visa o fomento de iniciativas como os festivais de música. Diante de um orçamento cerca de um terço menor, a equipe de produção optou por reduzir o número de bandas para manter o mesmo nível de qualidade e continuar oferecendo um "combo" de ferramentas, tais como o material audiovisual das apresentações em alta qualidade, além de fotos, assessoria de imprensa e entrevistas em formato de podcast.

O edital Nova Banda Funcart recebeu 32 inscrições e aprovou seis projetos
O edital Nova Banda Funcart recebeu 32 inscrições e aprovou seis projetos | Foto: iStock

"O projeto não dá conta de absorver ou representar a totalidade da cena cultural de Londrina e essa característica de impulsionar àqueles artistas que vão tirar um bom proveito deste movimento também está entre as propostas do edital", explicou o coordenador de produção, João Ribeiro. "O que dificultou muito foi o fato de contarmos com seis bandas, apenas, e a qualidade dos trabalhos musicais inscritos. O que é, para nós, uma grande alegria, pois vamos entendendo a nossa cidade cada vez mais como uma grande produtora de música, principalmente de música autoral, e de trabalhos criativos. Procuramos ser justos aos princípios, com bandas que trazem novidades, àquelas que estão propondo e se arriscando ao trazer algo novo", comentou o diretor da Funcart e idealizador, Silvio Ribeiro.

Apesar do avanço na vacinação contra a Covid-19, a equipe decidiu manter as apresentações do Projeto Banda Nova Funcart no formato on-line adotado no ano passado. Os shows dos artistas selecionados serão gravados e exibidos posteriormente no canal oficial do projeto, no Youtube. As gravações, que serão captadas e editadas pelo produtor musical londrinense Fabrício Martins, ocorrem nos dias 14 e 15 de novembro, na Funcart.

Além das apresentações musicais, o projeto apresenta uma novidade nesta sua 13ª edição. Quatro oficinas formativas serão promovidas com o objetivo de colocar os integrantes das bandas escolhidas em contato com produtores culturais e músicos consagrados. Dentre os artistas que deverão fazer parte desta etapa, a cantora e atriz londrinense Simone Mazzer estará presente com a palestra "Relato de Uma Trajetória na Música Independente".

Graduado em Produção Cultural pela UFF (Universidade Federal Fluminense), o produtor Juka Tavares abordará o tema "Lançamento de Músicas nas Plataformas de Streaming". Já a integrante da equipe de produção do projeto, a gestora de mídias sociais Thalita Deldotti realizará a oficina "Configurando Suas Redes Sociais e Ads". E os designers Chiemi Nakahara, Nicolas Lopes e Gabriel Sampaio, da Rubro Lab, agência que assina a comunicação visual do projeto, ficarão responsáveis pela oficina "Comunicação e Branding para Redes Sociais". As datas das oficinas serão divulgadas em breve.