A 14ª edição do Projeto Banda Nova Funcart apresenta, neste sábado (2) e domingo (3), uma amostra da nova cena musical de Londrina e região, em um festival para reunir artistas independentes e bandas autorais previamente selecionados.

O evento agora volta ao seu formato original, depois de duas edições remotas por conta da pandemia, e vai movimentar o final de semana na Concha Acústica de Londrina, com ritmos que passam pelo rap, jazz, rock e ska.

Neste ano, a iniciativa se tornou parceira do 43º FIML (Festival Internacional de Música de Londrina), promovendo um intercâmbio de jovens músicos entre os dois eventos a fim de incentivar a continuidade do trabalho realizado entre os dias 9 e 16 de julho.

LEIA MAIS:

Villa Rica exibe documentário em homenagem a Zé Celso

Friday Breakdown reúne três bandas no palco

Para animar o sábado, o grupo londrinense de jazz Mão Rítmica Azul abre a programação às 17h com uma prévia do seu primeiro EP. Em seguida, o quarteto Água Doce apresenta suas canções que misturam elementos da música brasileira com riffs de guitarra. A segunda metade da primeira noite vai ser dominada pela rap feminino, com MC R9 e Luli Rodrigues disparando suas rimas ao lado dos seus músicos e dançarinos.

Já no domingo, a sonoridade começa às 17h30 com o rock da banda Dark Snake, composta por alunos da oficina Banda de Garagem, do 43º FIML. As atrações continuam com o grupo Londrina Ska Clube e seus ritmos jamaicanos. A banda Assis e a Flor de Lótus, formada por músicos de Londrina, Arapongas e Apucarana, fecha o evento exibindo a sua autenticidade psicodélica.
As bandas e artistas solos foram classificados por meio de um edital da Funcart, após passar pela curadoria de um time de produtores culturais, novidade nesta edição. As jornalistas Isabela Cunha e Janaína Ávila, a atriz Camila Fontes e o diretor da Funcart, Silvio Ribeiro, avaliaram 31 inscritos.
O projeto também conta com um podcast, no Spotify, produzido e apresentado pelo músico e jornalista Vitor Struck, com produção geral do Flua Cultura. O Banda Nova Cast busca aproximar o público dessa nova safra de artistas autorais com performances em formato acústico e entrevistas e conteúdos exclusivos.
Luli Rodrigues se destaca na cena do rap como cantora e MC de batalha
Luli Rodrigues se destaca na cena do rap como cantora e MC de batalha | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

BANDA NOVA FUNCART

Criado em 2009, o Projeto Banda Nova é produzido pelo Coletivo Banda Nova, da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina), com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Em 13 edições, a iniciativa já fomentou o trabalho de cerca de 150 músicos independentes de Londrina e região, com destaque para Rua do Jazz, Valter e Cambojam, Clara Striquer, Sala de Estar, Samuel Amaro, Chá de Girassol, Cluster Sisters, Vitor Conor, Maracutaia do Samba, Brotherhood, Marujo Cartel, Bemol Blues Band, Samba 172, Castores e Patos, MC Sergin, Marquinhos Diet, Lobisomem e Mucambo de Banto.

Assis e a Flor de Lótus reúne músicos de Londrina, Arapongas e Apucarana para promover uma viagem psicodélica ao público
Assis e a Flor de Lótus reúne músicos de Londrina, Arapongas e Apucarana para promover uma viagem psicodélica ao público | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

SERVIÇO

Projeto Banda Nova Funcart

Onde: Concha Acústica de Londrina (R. Piauí, 130 - Centro)

Quando: sábado (2), às 17h, e domingo (3), às 17h30

Quanto: Gratuito

Atrações: Mão Rítmica Azul, Água Doce, MC R9 e Luli Rodrigues (sábado)

Dark Snake, Londrina Ska Clube e Assis e a Flor de Lótus (domingo)