Cabure Canela lança o single "Fera" nesta sexta-feira; o segundo álbum da banda foi gravado de forma totalmente analógica
Cabure Canela lança o single "Fera" nesta sexta-feira; o segundo álbum da banda foi gravado de forma totalmente analógica | Foto: Paula Viana/ Divulgação

Estreia nesta sexta-feira (30), nas plataformas digitais, o novo single da banda londrinense Caburé Canela. Inspirada no atual cenário político e social brasileiro, a música “Fera” chega ao público acompanhada de um videoclipe dirigido e editado por Fagner Bruno de Souza. As imagens trazem um olhar documental para os tempos atuais, mostrando a reação de brasileiros comuns diante das 520 mil mortes na pandemia, desemprego, fome, despejos chacinas e devastações. O lançamento marca o anúncio da gravação do segundo álbum de estúdio grupo.

Intitulado “Cabeça de Cobre”, o novo disco que ainda não teve data de lançamento divulgada foi gravado de modo totalmente analógico, no único estúdio onde isso é possível no Brasil: o Forest Lab, localizado em Petrópolis-RJ. O espaço é administrado pelo produtor mineiro Lisciel Franco, que constrói seus próprios equipamentos e grava em uma máquina de 24 canais da década de 80. A empreitada contou com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (Promic).

Os integrantes da banda relatam que gravação do álbum demandou seis meses de ensaios intensivos para finalizar coletivamente os arranjos, formas e sequência das canções escolhidas ao longo dos últimos dois anos. Depois desse processo, o grupo passou por um isolamento interno de dez dias antes da viagem de gravação, uma forma de precaução com a situação crítica da pandemia, antes das festas de fim de ano. Segundo os músicos, o período de preparação também serviu para aprofundar a imersão no processo criativo, deixando as canções prontas para serem captadas em poucas tomadas, com todos tocando ao mesmo tempo.

O projeto gráfico da “Cabeça de Cobre” é assinado pelo premiado designer Pablo Blanco e pela artista visual Carolinaa Sanches, também compositora e cantora da Caburé Canela. Os processos escolhidos para a criação das peças fazem referência à forma analógica que foi gravado todo álbum, utilizando para tanto procedimentos gráficos artesanais e manuais como a monotipia, a litografia indireta e a tipografia com tipos móveis. As impressões físicas aconteceram nos ateliês do Grafatório.

A banda londrinense (PR) Caburé Canela e formada por Carolinaa Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, violão, violino e teclado), Maria Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz, guitarra e clarinete).

Imagem ilustrativa da imagem Banda Caburé Canela lança novo single
| Foto: Divulgação

Serviço:

Lançamento do single “Fera”, com a banda Caburé Canela

Quando – Sexta-feira (30)

Onde – No canal da banda Caburé Canela no YouTube e outras plataformas digitais

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1