A banda londrinense Caburé Canela lança nesta sexta-feira (29), no Youtube, o videoclipe da música “Oceano”. O roteiro que narra a história de um relacionamento à distância traz cenas captadas em cinco países: Bolívia, Chile, Peru, Portugal e Espanha. As imagens foram produzidas há quase seis meses pela artista visual galega Judith Adataberna.

Caburé Canela: videoclipe da música 'Oceano' narra história de um relacionamento à distante e traz imagens de cinco países
Caburé Canela: videoclipe da música 'Oceano' narra história de um relacionamento à distante e traz imagens de cinco países | Foto: Natália Lima Castro/ Divulgação

O título da música “Oceano” é retratado de forma física e metafórica como um elemento que une e separa. O clipe conta com a participação das atrizes portuguesas Luisa Morais e Rita Morais, que apresentam coreografia inspirada no espetáculo “Les Meduses”, do coreógrafo Damien Jalet, e pelo curta-metragem “Altiplano”, da diretora Malena Szlam.

A produção reúne imagens captadas durante uma viagem que Judith Adataberna fez pela América Latina entre 2019 e 2020. Cenários como a Cordilheira dos Andes, a Lagoa Vermelha, na Bolivia; a Montanha de Vinicunca, no Peru; e o deserto do Atacama, no Chile, foram incluídos no roteiro das filmagens.

A ponte de produção entre Brasil e Espanha se deu pelo fato da compositora e cantora Carolina Sanches, que integra a banda Caburé Canela, ter morado em Pontevedra na Galícia entre os anos de 2011 e 2012. Foi durante o período que cursou parte da graduação em Belas Artes que conheceu Judith Adataberna e se aproximou de seus trabalhos.

Judith Adataberna é uma artista visual galega, que atualmente vive em Madri e desenvolve trabalhos tanto no cinema experimental como na moda, abordando paradigmas sobre a percepção da realidade, da simulação virtual e da relação entre natureza e tecnologia. Tem trabalhos em diferentes linguagens como filme, fotografia, instalação e performance. Já participou de exposições e festivais de cinema experimental na Espanha, Islândia e Argentina.

A música “Oceano” faz parte do primeiro álbum da banda Caburé Cabula, intitulado Cabra Cega e lançado de forma independente em 2018. O grupo criado em 2013 mistura diferentes estilos e referências musicais, procurando inventar uma sonoridade dançante própria, aquém ou além das fronteiras que determinam e limitam um gênero musical.

Entre 2018 e 2019 a banda fez uma turnê de lançamento do disco de estreia com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), realizando 19 shows em quatro estados e 13 cidades diferentes. Dessas viagens, produziram o mini documentário, dirigido por Caruh Spisla, Andanças Sonoras. Todo material do grupo está disponível e pode ser apreciado nas plataformas virtuais, o vídeo clipe será lançado no YouTube, no canal da banda.

Em 2020, o grupo foi contemplado pelo Promic com o projeto de seu segundo CD, que está em fase de pré-produção. Caburé Canela é formada por Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, guitarra e violino), Maria Carolina Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz e guitarra).