Banda Abacate Contemporâneo lança música nesta sexta
O single 'Transmutar-se' chega acompanhado de clipe e letra fala necessidade de mudanças
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de abril de 2022
O single 'Transmutar-se' chega acompanhado de clipe e letra fala necessidade de mudanças
Felipe Soares Luiz - Estagiário*


A banda londrinense Abacate Contemporâneo lançou música e clipe de "Transmutar-se" nesta sexta-feira (29). Sem abandonar a provocação, as letras das músicas denunciam desde a desigualdade social até o alvoroço causado pela sexualidade alheia. O título da canção já introduz à temática tratada. Para o guitarrista e produtor executivo da banda, Binho Prado, a letra demarca a urgência de mudança diante do rastro de destruição que a Covid-19 e o atual governo federal deixaram. Trata-se de uma visitação pelo interior humano em busca de renovar aquele "eu" obsoleto e ferido pelas mazelas dos nossos tempos. A abordagem do exterior social, vista anteriormente em canções como Do lado de lá, deu lugar ao interior individual.
Contemplado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) com uma bolsa para produção de material audiovisual, o grupo elegeu a canção como o carro-chefe dessa nova etapa. Os cinco integrantes não se apresentam presencialmente para o público desde o início da pandemia de Covid-19. O single, portanto, dará nome a um show renovado e repensado para a atual identidade estética.
A vocalista Raquel Palma escreveu a letra sem pretensão de transformá-la em música. Ela conta que a banda seguia em um ritmo intenso de show, mas teve de interromper a agenda por conta da pandemia. A pausa forçada serviu para a evolução pessoal dos músicos, que agora voltam dispostos a explorar novos caminhos artísticos. “Essa é uma nova fase. Totalmente nova. Estamos mais maduros e suscetíveis às mudanças. Ainda há inúmeras novidades por vir, que vão surpreender muito nosso público”, diz a cantora.
A banda corre para alimentar com maior frequência o seu catálogo musical. O ritmo de composição é contínuo e, por isso, constantemente surgem novas letras esperando serem gravadas.
A banda londrinense Abacate Contemporâneo surge como resultado de um estudo sonoro iniciado em 2014. A primeira apresentação foi encerrando o show de Jards Macalé, personalidade de renome nacional. Em 2017, vem ao mundo o primeiro EP autoral, o Abacate Contemporâneo. Homônimo, o disco contou com seis faixas inéditas e, ao longo dos anos, foi sucedido por novos lançamentos com propostas únicas.
A fusão de rock, brasilidades, grooves e ritmos latinos desenha a identidade musical do grupo atualmente formado por cinco integrantes. A vocalista é a também atriz e cenógrafa Raquel Palma. Fábio Farinha assume a bateria e, no baixo, está Marcos Kirchheim. Rafael Fuca e Binho Prado dividem a guitarra e o backing vocal. Buscando ampliar sua atuação em território nacional, os músicos já integraram a programação de notórios festivais, como o Forró da Lua Cheia, a Feira Internacional de Música do Sul e o Festival Psicodália, evento sulista de destaque no circuito da música alternativa.
SERVIÇO
Lançamento: 29 de abril
Onde: Canal do YouTube do Abacate Comtemporâneo
Chegada nas plataformas de streaming: 5 de maio de 2022
***
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

