Ballet de Londrina volta com 'Nunca'
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002
Francelino França<br>Reportagem Local 
O Ballet de Londrina faz um retorno ao palco do Circo Funcart em mais uma temporada do espetáculo Nunca. A dança cênica londrinense percorreu nove estados em 14 cidades brasileiras, desde a estréia em junho de 2001. Aproximadamente 15 mil pessoas assistiram ao espetáculo Nunca. Na turnê nacional, no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, a trupe londrinense adaptou-se ao espaço em formato de arena. Essa nova temporada traz a marca do amadurecimento artístico da companhia, adquirida em 60 apresentações para públicos com alto nível de exigência.
O espetáculo tem a duração de uma hora e traz na primeira parte a coreografia Ethos, já apresentada em 2000. Nunca discute, entre outros temas, como pode-se suplantar a mediocridade das ações políticas. O erotismo representa uma das armas para enfrentar essas limitações. Na miscelânea sonora pós-modernista criada pela dupla Henrique Bittencourt e Marco Tureta, o clássico é desconstruído. Os músicos inserem paisagem sonora o que pode ser considerado ruído, como vozes, discursos e palavras desconexas. Astor Piazzolla e Chopin também pontuam o espetáculo musicalmente.
O Ballet de Londrina figura entre as mais respeitadas companhias brasileiras de dança e traz referências altamente positivas para a arte local, abrindo novos caminhos para os artistas da dança na cidade. A temporada de março será um teste de fôlego à companhia junto ao público londrinense e serve para dar uma vida útil mais longa ao espetáculo patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Serviço: Nunca, com o Ballet de Londrina. Direção Leonardo Ramos, de 1º a 24 de março, sexta, sábado e domingo, às 21 horas, no Circo Funcart (Rua Souza Naves, 2380, Londrina). Ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00 (estudantes, maiores de 65 anos e contribuintes da Funcart).


