Prelúdio do Admirável Mundo Novo foi gravado no palco do Teatro Outro Verde, sem plateia, com registros desde a entrada do local
Prelúdio do Admirável Mundo Novo foi gravado no palco do Teatro Outro Verde, sem plateia, com registros desde a entrada do local | Foto: Divulgação

Em comemoração aos 27 anos de sua fundação, celebrada no dia 9 de dezembro, o Ballet de Londrina estreou um novo espetáculo. Trata-se de “Prelúdio do Admirável Mundo Novo”, que devido ao isolamento social adotado durante a pandemia do novo coronavírus, poderá ser visto apenas pela internet, no Youtube, por meio do canal Imprensa Funcart (confira ao fim da matéria). Gravada no palco do Teatro Ouro Verde sem plateia a montagem também integra a programação do aniversário 86 anos da cidade.

“Realizar esse trabalho foi o maior desafio da minha vida”, afirma Leonardo Ramos, diretor do Ballet de Londrina e responsável pela coreografia encenada pelo elenco da companhia. Segundo ele, a pandemia criou um cenário adverso que exigiu adaptações em torno de todo o processo de criação do espetáculo. “A gente estava trabalhando há pouco mais de um mês na montagem quando tudo teve que ser interrompido. Continuamos os ensaios pela internet, porém tudo isso exigiu um esforço redobrado por parte de toda a equipe”, justifica.

Após cerca de seis meses ensaiando virtualmente, os bailarinos voltaram a trabalhar em equipe, porém com o elenco dividido. “Voltamos com os ensaios presenciais, mas eles não podiam se aproximar uns dos outros. Os homens e as mulheres ensaiavam em dias alternados. Enfrentamos ondas de calor pois os ventiladores da sala de ensaio não podiam ser ligados. E trabalhamos no limite da exaustão, já que é muito desgastante realizar atividades aeróbicas e atléticas usando máscara”, detalha Ramos.

Ele ressalta, entretanto, que todo o esforço valeu a pena. “Esse espetáculo foi inspirado no livro, quase homônimo, de Aldous Huxley que aponta para diversas possibilidades que surgem para humanidade após o caos que abordamos no espetáculo Oração para o Fim do Mundo e deste cenário criado agora com a pandemia. Resolvi aplicar tudo o que aprendi nestes 27 anos de dança nesta coreografia que se tornou quase inexecutável. Quando a gente trabalha individualmente, procura buscar o que a pessoa tem de melhor. Mas para esse projeto todos tinham que se enquadrar na linha coreográfica criada por mim. Pois só tivemos três semanas para ensaiar em conjunto e formar as seis duplas que participam do espetáculo. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos um resultado surpreendente”, enfatiza.

Ramos destaca que a gravação do vídeo realizada no dia 27 de novembro foi feita em parceria com a produtora Kinopus Audiovisual. “Tenho muito a agradecer ao trabalho do Rodrigo Grota e Guilherme Peraro. Além de destacar o belo figurino assinado por Raphael Magalhães e ao violonista Diego Alves, que aceitou o desafio de executar uma obra de Bach ao violão”, salienta ao citar a composição Suíte, nº 1 – Prelude.

Ballet que acabou de estrear online marca os 27 anos da companhia completados em 9 de dezembro
Ballet que acabou de estrear online marca os 27 anos da companhia completados em 9 de dezembro | Foto: Divulgação

AFASTAMENTO POR PROBLEMAS DE SAÚDE

Leonardo Ramos está temporariamente afastado da direção do Ballet de Londrina. “Durante os ensaios do novo espetáculo tive um agravamento de artrose, um problema de saúde que descobri em 2007 e que surgiu em função do meu trabalho com a dança. Comecei a sentir dores tão fortes na perna esquerda a ponto de não conseguir mais dirigir meu carro. A pedido médico fiz uma tomografia que revelou um processo que limita muito os movimentos e sem nenhuma possibilidade de por meio de cirurgia. Por conta disso, estou de licença médica desde o dia 1º de dezembro e com o meu futuro totalmente incerto”, esclarece.

Confira o novo espetáculo do Ballet de Londrina aqui