...

A programação do Festival de Dança de Londrina – 2022 será encerrada neste domingo (16) com as duas mais recentes montagens do Balé Teatro Guaíra: “Tempestade” e “V.I.C.A.”. Os espetáculos que serão apresentados no Teatro Ouro Verde, às 20 horas, levam para o palco, respectivamente, uma grande carga de sentidos e significados capazes de remeter ao fenômeno da natureza e uma reflexão da importância da coletividade como estratégia para vencer desafios.

“Tempestade”, do coreógrafo e diretor Mário Nascimento, inspira-se nos sentidos figurados da palavra - agitação, desassossego, inquietação -, que estão ligados à psique humana. O trabalho, organizado de forma menos tradicional, é um todo contínuo, um desdobramento incessante de momentos que se contrapõem, se sobrepõem, se atravessam e nos levam juntos para uma experiência de movimento. O fenômeno que chamamos de tempestade tem potencial devastador, por isso é tão temido, mas ao mesmo tempo, por meio deste poder de destruição, abre espaço para que algo novo possa surgir.

Trabalho que marcou o retorno do Balé Teatro Guaíra aos palcos após a pandemia, “V.I.C.A.” busca acender reflexões sobre muito do que passamos durante este difícil período. Em meio a tantas incertezas e desafios, a coreógrafa e diretora Liliane de Grammont nos propõe a coletividade como estratégia para lidar com a vida e seguir adiante.

O “corpo coletivo” de que fala a linha curatorial do Festival de Dança este ano. “V.I.C.A.” é um trabalho que reconhece os desafios do presente e nos propõe esperanças para o futuro. Uma montagem com muita dança de qualidade e uma trilha sonora que convida para dançar.

'EDIÇÃO SERÁ LEMBRADA COMO UM ABRAÇO COLETIVO'

O Festival de Dança de Londrina – 2022 levou aos palcos da cidade dez espetáculos e seis oficinas pegadógicas. O evento que teve início no dia 8 deixou um saldo bastante positivo na avalição de seus curadores. “Mais importante do que falar de números, dos teatros lotados em praticamente todas as noites, precisamos fazer um balanço quase subjetivo desta edição do Festival de Dança de Londrina. Ela será lembrada por nós e pelo público como um momento à flor da pele, um abraço coletivo de profunda emoção num tempo histórico dolorido”, destacam Danieli Pereira e Renato Forin Jr.

Levantando o debate sobre a temática ‘O Que Pode Um Corpo?’, o festival comoveu as plateias que lotaram o Teatro Ouro Verde e a Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL. "Acho que nunca choramos tanto nas apresentações do Festival – choro de comoção, de tristeza pelos horrores da cultura da morte, mas principalmente de alegria por ver na arte caminhos para um Brasil possível, mais democrático e solidário. Como numa primavera, as mensagens dos espetáculos brotaram e se espalharam pelas redes virtuais, ampliando o impacto do evento que retorna definitivamente ao seu único formato possível: o do convívio e da presença”, enfatizam os curadores.

SERVIÇO:

Tempestade e V.I.C.A. - Ballet Teatro Guaíra (Curitiba - PR)

Quando - Domingo (16), às 20 horas

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto - R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Pontos de venda - Portal Sympla e bilheteria do Teatro Ouro Verde (das 16 horas até o início do espetáculo)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link