O centenário da composição “A Sagração da Primavera” - obra do russo Igor Stravinsky que se tornou mundialmente conhecida - serviu de estimulo para que os integrantes do Balé Teatro Guaíra (BTG) produzissem há sete anos um dos mais elogiados espetáculos do grupo criado em 1969. Aclamada pela crítica e pelo público, a montagem foi escolhida para comemorar o cinquentenário da companhia, que é a terceira mais antiga do país. A encenação será apresentada pela primeira vez ao público londrinense na abertura do 17º Festival de Dança de Londrina. Com entrada gratuita, a apresentação acontece nesta quinta-feira (3), às 20h30, no Teatro Ouro Verde.

Originalmente, “A Sagração da Primavera” conta a história de uma jovem que é eleita para ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo que tem como objetivo garantir uma boa colheita para sua tribo. Apesar de narrar o mesmo enredo na qual a moça dançaria até morrer, a montagem da companhia paranaense muda a ordem dos personagens e protagonistas alterando o contexto de atuação da protagonista. Ao invés de encarar o seu destino como uma vítima, a jovem se vê como uma privilegiada por ser a escolhida e, por isso, dança orgulhosa e sem medo até sucumbir ao cansaço.

A coreografia do espetáculo foi criada pela portuguesa Olga Roriz, que também assina a direção. A artista, um dos expoentes da dança-teatro na Europa, carimbou aspectos diferentes à respeitada composição musical de Igor Stravinsky. Na montagem, o elenco do BTG reafirma sua faceta voltada à dança contemporânea, com propostas ousadas e autênticas.

'A Sagração da Primavera', com o Balé Teatro Guaíra: montagem celebra os 50 anos da companhia
'A Sagração da Primavera', com o Balé Teatro Guaíra: montagem celebra os 50 anos da companhia | Foto: Claudio De Orte/ Divulgação

“Cada companhia cria características próprias para este espetáculo. O próprio BTG já havia uma montagem anos atrás com outra coreografia assinada por Carlos Trincheiras, então diretor da companhia. Como esse espetáculo fez muito sucesso desde a estreia, optamos por resgatá-lo neste ano em que estamos comemorando os 50 anos da companhia”, afirma Soraya Felício, diretora interina do grupo curitibano. Ela destaca que este será o segundo ano consecutivo que o Balé Teatro Guaíra abre a programação do Festival de Dança de Londrina. “Para nós é uma honra muito grande e mais uma oportunidade de levar o nosso trabalho para o interior do Estado”. A apresentação será gratuita, com ingressos que podem ser retirados nas bilheterias físicas (máximo dois por pessoa). Uma pequena cota foi disponibilizada online, no Portal Sympla.

Criado pelo governo do estado do Paraná em 1969, o BTG é uma das mais importantes companhias oficiais do país graças a sua representatividade histórica, com obras consagradas. Durante seu percurso, realizou mais de 140 coreografias. Atualmente, apresenta um repertório focado na diversidade da dança contemporânea, trazendo propostas mais ousadas, contudo, sem perder a tradição. Além de novas produções anuais, da manutenção de seu repertório e da difusão de espetáculos de qualidade, valoriza projetos de acessibilidade à dança e formação de plateia.

Ao longo de 11 dias, a mostra oficial do do 17º Festival de Dança de Londrina traz à cidade 14 espetáculos de dança nacionais e internacionais (França, Irã/Fança e Itália), além de seis oficinas com profissionais renomados, uma masterclass e lançamento de livro, que colocam a dança em diálogo com outras artes, como o teatro, a literatura, as artes plásticas e a música. Os ingressos estão sendo vendidos a valores populares, a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), e, também, haverá espetáculos gratuitos. A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site oficial:

www.festivaldedancadelondrina.art.br, pela plataforma

E nas bilheterias:


www.sympla.com.br/festivaldedancadelondrina

Serviço:

17º Festival de Dança de Londrina - A Sagração da Primavera - Balé Teatro Guaíra (Curitiba - PR)

Quando – Quinta-feira (3), às 20h30

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Entrada gratuita - Máximo de 2 ingressos por pessoa que podem ser retirados na bilheteria do Teatro Ouro Verde. Uma pequena cota foi disponibilizada no site www.sympla.com.br