BALÉ CONTA A HISTÓRIA DE UM MITO
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de outubro de 2000
Elisa Marilia Carneiro De Curitiba
A vida da maior heroína francesa, Joana DArc, será contada pelos bailarinos do Grupo de Dança da Universidade Federal do Paraná. O espetáculo estréia hoje, às 20 horas, no Teatro da Reitoria e haverá mais duas apresentações, sexta-feira e sábado.
Para compreender a trajetória da guerreira, os alunos realizaram pesquisas em livros e pela internet e, assistiram a sete filmes antigos sobre a vida da componesa. Eles estudaram a época Medieval, com suas vestimentas, hábitos e cultura, até o poder político do rei, acentua Cristiane.
Durante seis meses, os 40 bailarinos dedicaram-se tanto que, para escolher quem faria a Joana DArc, a diretora Cristiane Wosniak perguntou às meninas quem se sujeitaria a cortar muito curto o cabelo. Todas levantaram a mão. Então, ela perguntou quem rasparia a cabeça. Novamente, ninguém ficou de fora. Tive de fazer a seleção levando outros parâmetros em consideração, como o perfil e a expressividade da bailarina, conta. A escolhida foi Juliane Biseli Silveira, de 18 anos, que faz seu primeiro papel solo.
Em cena, os bailarinos multiplicam-se em diversos personagens, como camponeses, guerreiros, nobres, santos, damas da corte, bufões, arautos e inquisidores. Vinte alunos convidados da Unidade de Dança Moderna e do Grupo Juvenil da UFPR também fazem parte do elenco, compondo a ambientação necessária para ilustrar os momentos que antecedem o julgamento e a condenação final de Joana DArc.
A dança vai contar a história cronológica do mito e da santa: a camponesa que ouviu vozes femininas, a guerreira que se vestia de homem, a prisioneira, a morte na fogueira condenada como herege e, a beatificação. Os personagens estarão vestidos com roupas do cotidiano para contar de forma mais didática e narrativa as fases vividas pela personagem.
Sob o suporte da trilha sonora de Cesar Sarti, composta especialmente para a coreografia, as cenas se sucedem ao longo de uma hora de duração em vários quadros ilustrativos sobre o período da Guerra dos Cem Anos e a saga do povo francês para se libertar do jugo inglês.
Espetáculo Joana DArc, com o Grupo de Dança da UFPR, hoje, amanhã e sábado, sempre às 20 horas, no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299), em Curitiba. Entrada franca.