As comemorações do aniversário de 85 anos de Londrina serão abertas com a encenação de um dos balés mais famosos da história. Cerca de 300 bailarinos e atores da Escola Municipal de Dança levam ao palco do Teatro Ouro Verde uma versão de “O Quebra-Nozes". O espetáculo será apresentado de quinta-feira (5) a sábado (7), às 20 horas. No domingo (8), às 16 horas, haverá apresentação apenas do segundo ato da montagem direcionada a crianças menores, com idade a partir de 4 anos.

Balé romântico de Tchaikovski, geralmente encenado na época de Natal, será apresentado pelo Ballet de Londrina em homenagem aos 85 anos da cidade
Balé romântico de Tchaikovski, geralmente encenado na época de Natal, será apresentado pelo Ballet de Londrina em homenagem aos 85 anos da cidade | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Obra de autoria do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski, a montagem conta a história de uma menina que se apaixona por seu presente de Natal – um soldadinho da tradição alemã utilizado para abrir nozes – e vive sonhos incríveis na Noite de Luz. Além do numeroso elenco, a versão londrinense terá imensos cenários e centenas de figurinos desenhados especialmente para a ocasião.

Conhecido no mundo todo, “O Quebra-Nozes” é geralmente apresentado no período natalino. Dividido em dois atos, o espetáculo tem como protagonista a menina Clara e é ambientado na Europa Oriental do século XIX. Na festa de Natal ela ganha do tio um soldadinho incrivelmente real. Seu irmão Fritz também fica encantado com o presente e tenta tirá-lo dela. Na disputa, o brinquedo se quebra. Mas o tio, que tem poderes mágicos, conserta o Quebra-Nozes e, após a agitada noite de festas, a menina adormece com ele

nos braços.

Ballet traz a história da menina Clara e do soldadinho Quebra-Nozes
Ballet traz a história da menina Clara e do soldadinho Quebra-Nozes | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Durante o sono os objetos da sala ganham uma aparência fantástica, a árvore de Natal e os móveis crescem. Quando o relógio bate meia-noite, o ambiente é invadido por inúmeras ratazanas lideradas pelo Rei dos Ratos. O Quebra-Nozes, com seu pequeno exército, o enfrenta bravamente. O Rato-Mor, entretanto, só é vencido com uma ajudinha de Clara, que atira sobre ele sua sapatilha. O soldado de brinquedo transforma-se em um belo príncipe, que segue com a menina para o Reino das Neves. O tio da menina logo aparece e os conduz para outro lugar fantástico – o Reino dos Doces, onde dançam a Fada Açucarada e o Príncipe Marzipam. Entre as tristezas das despedidas, o dia começa a nascer e Clara desperta com o Quebra-Nozes nos braços. Tudo não passou de um sonho.

A coordenadora da Escola Municipal de Dança afirma que o balé “O Quebra-Nozes” foi escolhido para homenagear Londrina por ser um clássico mundial. “Ele é bastante executado nesta época por ter um tema natalino e infantil. Como temos bastantes crianças na Escola, encaixa perfeitamente”, explica Luciana Lupi, ao informar que a Funcart trabalha desde julho para a preparação do trabalho.

O espetáculo tem direção geral de Marciano Boletti, com produção de Luciana Lupi e assistência de produção de Danieli Pereira. Os educadores que realizaram a adaptação dos números são Alessandra Menegazzo, Claudio de Souza, Eduarda Nishikawa, Luciana Lupi, Marciano Boletti, Renata Doi, Rosangela Homem, Thacyane Vargas e Thayná Rodrigues.

Serviço:

Balé “O Quebra-Nozes", com Escola Municipal de Dança/Funcart

Quando – De quinta a sábado, às 20 horas, e domingo (8), às 16 horas

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto - R$20 e R$10 (meia-entrada)

*Ingressos esgotados para as sessões de quinta-feira a domingo. Haverá fila de espera na porta do teatro