Baladas, ioga e malhação para todos os gostos
O analista de sistemas Eduardo Jordão, de 25 anos, embarcou pela primeira vez em um cruzeiro universitário em 2004. Gostou tanto da experiência que retornou na temporada seguinte, com um grupo de amigos. ''Sabia que as pessoas teriam mais ou menos a minha idade, e as atrações seriam específicas para esse público'', diz. O itinerário nem era importante. ''Iríamos para qualquer lugar.'' De olho em públicos diferenciados, as companhias investem cada vez mais em cruzeiros temáticos.
Há de tudo um pouco: fitness, dança, pintura, entre outros. ''É uma forma de oferecer um cruzeiro regular, com atividades adicionais e uma experiência mais rica'', diz o diretor de Marketing da Sun & Sea, Ricardo Amaral.
O Island Escape, um dos navios trazidos pela companhia, terá o maior número de saídas temáticas da temporada - sete. A grande novidade será a Tribe on Board, tradicional festa eletrônica que terá, pela primeira vez, uma versão flutuante. Serão três noites, partindo de Santos em 9 de março de 2007, com parada em Búzios.
Outras duas boas pedidas para os fãs de música eletrônica a bordo do Island Escape são o Party Cruise - Ministry of Sound on Board, que terá DJs de Londres, e a Vibe Fest on Board, que parte de Santos em 19 de janeiro. Em cada ambiente do navio haverá uma balada diferente, sem hora para acabar. São três noites de pura diversão.
Numa atmosfera totalmente oposta à badalação, o Zen Cruise, também no Island Escape, tem como proposta relaxar e recarregar as energias dos participantes. As quatro noites de viagem têm programas que incluem aulas de ioga, meditação, pilates, alongamento, automassagem e quick-shiatsu. Haverá ainda palestras sobre qualidade de vida e um cardápio alternativo. A saída é no 29 de janeiro.
O Running & Adventure Cruise é ideal para os ''viciados'' em malhação. Uma curiosidade: as atividades não se restringem apenas ao tempo em alto-mar, mas também em terra firme. Na programação, corrida, caminhada, alongamento e gincana. Parte dia 25 de janeiro, com quatro noites de duração.
No Island Star, o Wellness Cruise, de cinco noites, também mantém a linha saudável. A saída é em 4 de fevereiro. O tema saúde estará a bordo ainda do Costa Fortuna. O Bahia Bem-Estar, de sete noites, parte de Santos em 27 de janeiro. No Bahia Fitness, são seis noites, com saída de Santos em 24 de fevereiro.
O navio será o palco, ou melhor, a pista de dança da 4 edição do ''Dançando a Bordo'', um dos maiores sucessos da Costa, segundo o diretor da empresa, Renê Hermann. A bordo, 12 professores e 12 dançarinos profissionais não deixarão ninguém parado. Haverá aulas diárias, das 8h30 às 18h30. A saída está programada para 3 de fevereiro, mas 80% das cabines já foram vendidas. São sete noites, ao som de todos os ritmos.
A MSC também tem sua versão dançante, o ''Baila Comigo'', no Armonia. De acordo com o diretor comercial da empresa, Adrian Ursilli, quem não sabe dançar não precisa se intimidar. O professor Marcello Palladino, auxiliado por 12 profissionais, vai ensinar os principais ritmos da dança de salão durante as sete noites de viagem. O cruzeiro zarpa em 4 de fevereiro.
O Armonia abrigará também outro temático, o Artmar, para os apaixonados por cultura. Haverá aulas, exposições, desfiles de moda e palestras sobre estética e beleza. De sete noites, sai de Santos em 28 de janeiro.
O Cruzeiro Universitário será realizado a bordo de dois navios: o Island Star e o Mistral (CVC). Entre as atrações, shows com Banda Eva, Inimigos da HP e Grupo Revelação, entre outros. São três noites, com saída de Santos em 7 de dezembro, passando por Ilhabela e Rio - onde será o show da banda Asa de Águia. Pacotes com a Forma Turismo: (0--11) 3392-7333. (A.M./AE)





