Baianidade saborosa
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de janeiro de 2003
Karla Matida<br> Reportagem Local 
Apesar da falta total de praia em Londrina, o Aloha Bar tem, sim, um toque bem praiano. Algumas conchas fazem parte da decoração, os garçons usam roupas coloridas e, que delícia, a vista do Lago Igapó é das melhores. Agora, até o cardápio segue a ''linha beira-mar'', com destaque para os frutos-do-mar.
Há pouco mais de uma semana, o chef soteropolitano Cuca vem comandando a cozinha do bar, a convite do proprietário José Cervantes Jesus Júnior. ''Ele foi me buscar lá em Salvador'', conta Cuca, que já trabalhou no Pelourinho e na badalada Costa do Sauípe.
Com a chegada de Cuca, o cardápio ganhou 37 pratos novos, entre as mais legítimas e tradicionais receitas baianas. Muqueca de peixe, sarapatel, acarajé e até caldinhos afrodisíacos. À base de batata, cenoura e azeite de dendê, os tais caldinhos são ''mil vezes melhores do que o Viagra'', avisa o chef. ''Tem saído bastante'', completa.
Mas não é só o chef que faz do bar o canto mais baiano (gastronomicamente falando) da cidade. Com Cuca vieram pratos de barro e ingredientes autênticos, como a pimenta e a manteiga. ''O azeite de dendê que se encontra aqui é misturado'', conta o chef, que opta pelo puríssimo azeite vindo da Bahia
De acordo com Cuca, o acarajé também é feito como deve ser o mesmo vendido nos tabuleiros do Pelourinho , com feijão fradinho. ''Mas a pimenta é opcional'', garante. Claro que além das receitas tradicionais, o chef também trouxe toda a alegria do povo baiano. ''Ah, eu sou muito alto-astral. A minha cozinha também'', conta.
Serviço: Aloha Bar Av. Higienópolis, 2315. De terça a sexta, a partir das 18 horas. Aos sábados, a partir das 15 horas e aos domingos, a partir das 16 horas.


