Os músicos curitibanos Jonas Bach e Sandra Bach fazem hoje uma homenagem bem brasileira aos 250 anos da morte do compositor alemão Johann Sebastian Bach. O espetáculo ‘‘Sambach’’ terá início às 20 horas, no auditório do Conservatório de MPB de Curitiba. A entrada é gratuita.
Antes da apresentação, haverá uma palestra de Jonas Bach, ‘‘Miscigenação – A Essência da Cultura Brasileira’’, abordando assuntos como a fusão de raças, religião, música, arte e hábitos na formação do povo brasileiro.
No ‘‘Sambach’’, a sequência melódica composta originalmente para cravo solo não foi alterada. O valor rítmico das notas foi apenas transformado e a obra mistura características da música brasileira e alemã. O resultado musical mostra a grande versatilidade e modernidade das obras de Bach.
Será apresentada uma interpretação dos prelúdios da obra ‘‘O Cravo Bem Temperado’’, de Bach, em ritmo de samba. Durante a homenagem, os instrumentistas também irão interpretar choros de Pixinguinha, Waldyr Azevedo e Jacob do Bandolim, além da ‘‘Cantilena da Bachianas nº 5’’, de Heitor Villa-Lobos. Para encerrar, será apresentada uma composição própria de Jonas Bach: ‘‘Espírito de Gato’’, para piano e harmônica.
•A palestra ‘‘Miscigenação - A Essência da Cultura Brasileira’’, com Jonas Bach, seguida da homenagem ‘‘Sambach’’ terá início hoje às 20 horas, no Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66). A entrada é gratuita.

mockup