Babi mudou mas manteve seu estilo no "Programa Livre" do SBT
São Paulo, 26 (AE) - No fim do ano passado, o dono do SBT, Silvio Santos, convidou a apresentadora Ana Bárbara Xavier, a Babi, a assinar contrato de dois anos com a emissora para comandar o "Programa Livre" uma vez por semana. Algumas semanas mais tarde, depois de assistir a uma fita do programa "MTV Erótica", que ela comandou ao longo do ano na emissora musical, o maior comunicador brasileiro chamou a moça para nova conversa.
Dessa vez, o convite era para apresentar o "Programa Livre" diariamente, em novo horário (0h30). Ofereceu-lhe ainda um contrato de quatro anos, salário (que ela não revela) muito acima dos R$ 2 mil pagos pela MTV e status de "artista da casa", podendo participar de outras produções, novelas - por exemplo. No fim, arrematou: "Você vai ser uma ótima apresentadora porque consegue comunicar-se com os adolescentes como poucos".
Babi completou um ano de profissão este mês. Entre janeiro e dezembro do ano passado ela esteve à frente de um dos melhores programas para adolescentes e o único que tratava de sexo sem hipocrisia. Numa pesquisa realizada pela CPM Market Reseach e publicada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" em maio, o "MTV Erótica" aparecia como o programa preferido dos adolescentes (44%), seguido do "Programa Livre" (35%), então comandado por Serginho Groisman.
Na atração, Babi, sentada numa cama redonda, respondia, ao vivo, as dúvidas sexuais dos telespectadores, sempre assessorada pelo médico Jairo Bouer. Na platéia, apenas seis adolescentes participavam do programa que chegou a ter uma das maiores audiências do horário nobre da MTV. Mas o casamento Babi/MTV não acabou nada bem. No fim do ano passado, a MTV soube pelos jornais que a apresentadora havia fechado contrato com o SBT, o que, segundo ela, era previsto em seu primeiro contrato com a MTV.
"Ao renovar o contrato, eles mudaram essa cláusula e eu não percebi", conta. O troco da MTV não demorou. A apresentadora soube pela imprensa que havia sido afastada da emissora. "Eu tinha um contrato leonino", diz. "Mas nem sempre quem sai da MTV se dá mal". De acordo com a apresentadora, a MTV não lhe pagou os salários de janeiro e fevereiro pelos programas inéditos que ainda estão no ar. "Em dezembro eu gravei os programas que estão no ar e nunca me pagaram", diz.
Babi saiu magoada e não esconde. "Não tive como me despedir do público, nem das pessoas da TV", conta. "Mandei buscar minhas coisas na emissora", continua. "Não voltaria lá para ser barrada na porta; não ia dar esse gostinho a eles". Mas Babi não é de briga e vai deixar para os advogados do SBT resolverem sobre a multa de R$ 350 mil prevista em caso de quebra de contrato com a emissora musical. "MTV agora é passado", afirma.
A apresentadora tem pela frente o desafio de comandar o programa criado e apresentado com sucesso por Serginho Groisman, no horário deixado por Jô Soares e que era pleiteado por Marília Gabriela. Sabe-se lá o tamanho dessa responsabilidade. Mas ela vai seguir a dica de Silvio Santos, que lhe disse: "Quero que faça o Programa Livre do seu jeito". E é seu jeito o que mais cativa o público.
Simpática, dona de um sorriso escandalosamente bonito, Babi mistura a curiosiodade e a euforia adolescentes com um quê de responsabilidade de seus 25 anos. Interrompe a gravação para pedir silêncio e é prontamente atendida. Babi grava três vezes por semana, seis atrações por programa (três entrevistas e três musicais). "Não é fácil, porque antes eu só falava sobre sexo e agora entrevisto pessoas sobre os mais variados temas".
No início da semana, ela recebeu uma bióloga criadora de rãs, um músico que publica livros de piadas e Ana Luísa Marcolino, irmã de Susana, assassinada há quase quatro anos com o namorado Paulo César Farias. Nas próximas semanas, Babi deve mudar-se do Rio para um apartamento nos Jardins, em São Paulo. "Passo três dias por semana dentro do estúdio e não tenho tempo pra nada", diz a apresentadora. O marido, publicitário, muda-se junto. (J.G.)





