Aventuras em terra e mar
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de dezembro de 2000
Elisa Marilia Carneiro De Curitiba 
Um Mundo de Aventuras, de Heloísa Schurmann, será lançado hoje em Curitiba. Amanhã, Regina Fontanelli faz sessão de autógrafos de Trekking na Patagônia
Dois livros de aventura estão sendo lançados pela Livrarias Curitiba: Um Mundo de Aventuras, de Heloísa Schurmann, hoje, às 18h30, e Trekking na Patagônia, de Regina Helena Fontanelli, amanhã, às 18 horas. Os lançamentos ocorrem na Megastore do Shopping Curitiba, com sessão de autógrafos de Regina Helena e de Heloísa Schurmann.
O livro da família Schurmann relata o diário de bordo do veleiro Aysso ao percorrer a trilha do navegador português Fernão de Magalhães, cruzando os oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
Trekking na Patagônia é, por sua vez, um roteiro dos 26 dias que em a engenheira civil e mochileira Regina Helena caminhou pela Patagônia. O livro conta os contratempos e peripécias do dia-a-dia na estrada e mostra fotos belíssimas da viagem. Além disso, o livro traz um roteiro com dicas para quem quer conhecer as terras geladas da Patagônia usando o modo mais antigo de se deslocar: a pé.
A engenheira oferece preciosas dicas de pousadas, trilhas, o que levar na mochila e quanto gastar em cada etapa completadas com informações sobre a região, considerada por ela o pedaço de terra mais bonito do nosso planeta.
No caminho dos oceanos, os seis integrantes da família Schurmann visitaram 15 países e oito territórios. Ao todo, foram perto de 55 mil quilômetros navegados, com ventos de até 60 nós, no Estreito de Magalhães.
A vida dos navegantes não foi fácil. Do frio da Patagônia ao calor do Sultanato de Brunei, a família enfrentou os perigos das águas e outros tantos, inusitados, como os piratas do Mar da China. Mas as recompensas foram muitas. A começar pelo contato com diferentes culturas e com a exuberante natureza.
No melhor estilo dos antigos navegadores que escreviam longas cartas a seus soberanos, os Schurmann contam tudo o que passaram nessa viagem. A obra é um convite para que se conheça um pouco mais dos mistérios do nosso planeta.
Um Mundo de Aventuras, de Heloisa Schurmann. Lançamento hoje, hoje, às 18h30. na Megastores do Shopping Curitiba. Preço: R$ 30,00.
Trekking na Patagônia, de Regina Helena.Lançamento amanhã, às 18 horas,R$ 16,00) na Megastore do Shopping Curitiba. Preço: 16,00.


