Nove escritores nascidos ou radicados no Paraná são finalistas na primeira etapa da seleção da edição de 2021 do Prêmio Jabuti. Os autores paranaenses disputam a mais importante premiação literária do país em diversas categorias. Integram a lista Daniel Martineschen e Rodrigo Tadeu Gonçalves (Tradução) Yuri Al’Hanati e Arzírio Cardoso (Crônica), Rafaela Riera (Romance de Entretenimento), Jussara Salazar (Poesia), Giovana Madalosso (Romance Literário), H José Aguiar (História em Quadrinhos) e Adilson Farias (Infantil).

Jussara Salazar concorre ao Jabuti na categoria Poesia com o livro "o dia em que fui Santa Joana dos Matadouros"
Jussara Salazar concorre ao Jabuti na categoria Poesia com o livro "o dia em que fui Santa Joana dos Matadouros" | Foto: João Urban/ Divulgação

Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Foi idealizado por Edgard Cavalheiro com a intenção de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano. Em 2021, a premiação recebeu 3.422 mil inscrições de todo o território nacional, número 31% maior do que no ano passado. A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá em 25 de novembro. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e R$ 5 mil. Nesse dia também será revelado o vencedor do Livro do Ano, que ganha R$ 100 mil.

Giovana Madalosso concorre com o livro "Suíte Tóquio" na categoria Romance
Giovana Madalosso concorre com o livro "Suíte Tóquio" na categoria Romance | Foto: Divulgação

A escritora curitibana Giovana Madalosso concorre ao prêmio na categoria Romance Literário com “Suíte Tóquio”, editado pela Todavia. O livro vem sendo muito bem recebido por crítica e público e já teve direitos de publicação vendidos para diversos países, como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Colômbia e deve virar filme em breve. “Eu vibrei muito. Tão bom quanto chegar a ser finalista do Jabuti é perceber a vibração das pessoas, dos amigos e dos leitores, torcendo para que o livro ganhe o prêmio, torcendo para que a literatura feita por mulheres cresça cada vez mais; é um momento muito bonito para mim”, afirmou.

Finalista na categoria Poesia, a poeta, escritora, artista visual e designer Jussara Salazar, concorre ao Jabuti com o livro “O dia em que fui Santa Joana dos Matadouros”. A autora nasceu em Pernambuco, mas reside no Paraná desde 1985, radicada em Curitiba. “Eu comecei a escrever aqui no Paraná, embora a minha narrativa seja muito ligada às minhas raízes, sendo filha de sertanejos do nordeste”, afirmou. Jussara diz que tem em si uma questão de ser híbrida, não ser de lugar nenhum e ser de tantos lugares. Mas segundo ela, foi no Paraná que ela desenvolveu sua escrita e sua arte. “Me senti estimulada a escrever pelo ambiente que encontrei aqui, muito favorável, artisticamente falando”, explicou.

Diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, celebrou com entusiasmo as indicações de autoras e autores nascidos ou radicados no Paraná. Ele destaca que grande parte deles têm uma relação estreita de colaborações com a Biblioteca Pública. Foram autores jurados do Prêmio Paraná de Literatura, realizaram curadorias da FLIB (Festa Literária da Biblioteca), participaram do projeto Onde Escrevo, colaboraram com os seus textos para o Jornal Cândido e a Revista Helena, ambos editados pela BPP. Uma parceria muito profícua e feliz, de modo que a gente está aqui na torcida”, afirmou.

.
. | Foto: iStock

Confira a lista de livros de autores e autoras paranaenses que estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2021:

Tradução

“Divã ocidento-oriental”

Tradutor: Daniel Martineschen

Editora: Estação Liberdade

"Os Adelfos”

Tradutor: Rodrigo Tadeu Gonçalves

Editora: Autêntica Editora

Crônica

“A volta ao quarto em 180 dias”

Autor: Yuri Al’Hanati

Editora: Dublinense

"Conheço duas formas de acabar com a vida que são tiro e queda”

Autor: Arzírio Cardoso

Editora(s): Patuá

Romance de Entretenimento

“Descanso”

Autora: Rafaela Riera

Editora: Penalux

Poesia

“O dia em que fui Santa Joana dos Matadouros”

Autora: Jussara Salazar

Editora: Cepe

Romance literário

“Suíte Tóquio”

Autora: Giovana Madalosso

Editora: Todavia

Histórias em quadrinhos

“CWB”

Autor: José Aguiar

Obra independente

Infantil

“Opa”

Autor: Adilson Farias

Editora: Prosa Nova

*Com colaboração da Agência Estadual de Notícias