Obras de três escritoras londrinenses estão entre os vencedores do prêmio Outras Palavras, promovido pela Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura do Paraná com recursos da Lei Aldir Blanc. Integram a lista da premiação divulgada na última segunda-feira (14) Amanda Damásio (selecionada na categoria Poesia); Camila Mossi (Crônicas) e Samantha Abreu (Contos). Cada premiado receberá R$ 20 mil.

Amanda Damásio foi classificada na categoria "Poesia"
Amanda Damásio foi classificada na categoria "Poesia" | Foto: Divulgação

Após ter um de seus textos publicados pela primeira vez na FOLHA há seis anos, Amanda Damasio continuo se dedicando à poesia, categoria em que a jovem escritora de 22 anos foi classificada com seu livro inédito ''À beira de um abismo espelhado''. A obra reúne poemas produzidos durante a pandemia de Covid-19 e que abordam detalhes do cotidiano e da memória. ''O livro foi produzido de forma despretensiosa. Tentei focar em todas as reflexões que me estavam presas na cabeça e que eu não podia, por exemplo, desabafar em uma mesa de bar. Não pensava que iria ganhar o prêmio e me surpreendi muito”, afirma a escritora que é licenciada em Letras pela Universidade de Londrina (UEL), onde atualmente estuda Literatura e Políticas Públicas como mestranda.

Camila Mossi foi selecionada em primeiro lugar na categoria "Crônicas"
Camila Mossi foi selecionada em primeiro lugar na categoria "Crônicas" | Foto: Divulgação

Autora do livro "Agora Sapiens", lançado em 2018, pela editora Penalux, Camila Mossi ficou em primeiro lugar na categoria Contos e Crônicas com o livro de textos inéditos intitulado “Anticonstitucionalissimamente”. Na primeira parte do livro, “Quarentena, pandemia e outras pestes”, a autora de 33 anos discute o isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus e outras pestes que assolam o país, como a corrupção, a desigualdade social, o racismo, a homofobia e o consumismo desenfreado. Na segunda parte, “Amor, morte e outras banalidades” reflete sobre os relacionamentos pós-modernos; a relação do homem com a finitude e outras banalidades.

"Quando eu estava pesquisando para escrever a crônica que dá nome ao livro, li uma colunista dizendo que quem conseguisse usar a palavra Anticonstitucionalissimamente em um discurso, deveria ser eleito presidente. Pensei: desafio aceito. Usei várias vezes no texto e nomeei o livro. Aguardo a faixa presidencial”, comenta Camila Mossi com humor. A escritora é mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Mestre em estudos literários pela UEL e pesquisadora da autoria feminina na literatura, Samantha Abreu foi contemplada pela coletânea de contos “Mulheres sob Descontrole”, revista e com a inclusão de novos textos. A série Mulheres sob Descontrole foi inaugurada em 2006, quando a autora londrinense venceu um concurso nacional com o conto 'Por Conta do Horóscopo'. A partir deste primeiro texto, passou a narrar de forma irônica e satírica as experiências cotidianas de mulheres, provocando o leitor por meio de monólogos e diálogos. Na época, a série era publicada em um blogue homônimo e, em 2015, os textos foram reunidos para publicação em livro físico.

Samantha Abreu foi premiada na categoria "Contos"
Samantha Abreu foi premiada na categoria "Contos" | Foto: Divulgação

"Esse livro sempre me trouxe um retorno muito bacana, divertido e satisfatório em todos os sentidos. A ideia de uma continuação vinha surgindo em minha cabeça e agora, com o prêmio, eu acho realmente que farei isso", afirma Samantha, 40 anos. Além de trabalhar com curadoria e produção de eventos literários, buscando ações que movimentem a cena literária em Londrina, a autora publicou os livros “Fantasias para quando vier a chuva” (Orpheu, 2011); “Mulheres sob Descontrole” (Atrito Arte, 2015); “A pequena mão da criança morta” (2018, Penalux) e o mais recente “Debaixo das Unhas” (Olaria Cartonera, 2020).

O prêmio Outras Palavras selecionou os 20 melhores livros de autores radicados no Paraná, em oito categorias: romance; contos e crônicas, poesias, ensaios críticos, roteiro de cinema, dramaturgia, pesquisa de cultura alimentar e livro ilustrado. A lista completa dos autores premiados pode ser conferida no site site.

Outros autores londrinenses também foram contemplados como Eduardo Baccarin Costa , em primeiro lugar na categoria romance, e Renato Forin, na categoria Dramaturgia.