A sensibilidade de observar e enxergar o belo tem seus frutos. Um pé de pitanga, muitos, por sua vez. Uma pitangueira é uma das inspirações do jornalista e escritor Wesley Colatti, que lança pela editora Penalux o livro "Incompletude - ou uma história sobre pitangas". Dividido em três etapas: Fruta Verde, Fruta Madura e Fruta Mordida, a obra percorre as fases da vida do protagonista que, pouco a pouco, começa a nominar os próprios desejos e aprende a lidar com uma mancha imposta ainda na infância - considerada responsável por minar o curso natural de suas descobertas e macular o seu destino.

O escritor explica que seu primeiro livro nasceu despretensiosamente no início da pandemia. "Estávamos naquela fase intensa de isolamento e aproveitei o momento para colocar no papel algumas ideias que já me rondavam. Aos poucos a narrativa foi ganhando forma e, um ano e meio depois, surgiu o livro." Assim, a inquietude deu lugar à criatividade e ver a obra pronta para circular em pleno mês em que a Literatura é festejada em todo o mundo, alegra o autor. "É uma coincidência, mas estou empolgado com o resultado".

Em sua reflexão e maturidade, Colatti entende que amadurecer leva tempo e é preciso respeitar todos os ciclos para que o ritual se complete no período correto. "Do contrário, corre-se o risco de cerrar os dentes na carne verdolenga e ceifar a doçura do fruto plenamente desenvolvido".

Wesley Colatti escreveu o livro durante a pandemia: "Estávamos naquela fase intensa de isolamento e aproveitei o momento para colocar no papel algumas ideias que já me rondavam"
Wesley Colatti escreveu o livro durante a pandemia: "Estávamos naquela fase intensa de isolamento e aproveitei o momento para colocar no papel algumas ideias que já me rondavam" | Foto: Arquivo pessoal

"Incompletude – ou uma história sobre pitangas" retrata justamente esse processo de amadurecimento do personagem principal que, à medida em que vai narrando suas experiências, cresce diante dos olhos, expondo, sem pudor, seus amores, anseios e traumas.

No capítulo VII, Sangue e Concreto traz um ponto de vista do relacionamento experimentado. " Vez ou outra, para simular liberdade, Erick desenrolava o carretel para que eu pudesse apreciar a brisa fresca que a paisagem alta proporcionava. Porém, quando se cansava da brincadeira, puxava-me de volta num movimento brusco só para lembrar-me de quem estava no comando. Eu, passatempo simplório, frágil feito seda. Ele, criança hiperativa, fazendo acrobacias no céu para provar ser o melhor dobrador de pipas das redondezas".

Mestrando em comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Colatti atua na área de marketing digital. "Nasci no interior de São Paulo em uma cidadezinha chamada Osvaldo Cruz e me mudei para Londrina em 2018 para ampliar meus horizontes. Sempre gostei de escrever, acabei me enveredando para o jornalismo por causa dessa minha afinidade com a literatura. Para mim escrever é uma forma de me conectar com o mundo e me entender como parte dele. 'Incompletude - ou uma história sobre pitangas' é meu primeiro romance", conta aos leitores da FOLHA e a seus futuros leitores.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

Incompletude - ou uma história sobre pitangas

Autor: Wesley Colatti

Quanto: a partir de R$50 reais

Onde comprar: Editora Penalux e também na Amazon

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link